Janelas de São Paulo

O festival Janelas de São Paulo é uma das criações do Cultura Presente

Em meio às restrições impostas como medida de segurança para a contenção do Coronavírus – Covid 19, a Secretaria Municipal de Cultura criou o programa Cultura Presente. Serão destinados 103 milhões de reais, remanejados do orçamento da SMC, para que uma série de providências sejam tomadas, diminuindo os prejuízos tanto dos artistas como da população em geral. Entre os destaques da iniciativa, está a criação do festival inédito Janelas de São Paulo, inspirado nas manifestações em janelas de apartamentos ocorridas na Itália durante período de isolamento. As apresentações serão transmitidas pela internet.

Siga nossas redes sociais:

Sobre o festival e o programa

Um novo projeto na programação da Secretaria mostrará que a arte supera todas as barreiras. O festival Janelas de São Paulo destacará a onipresença da cultura em seu aspecto mais sublime, o de promover a união e a empatia em um momento difícil. De janelas e sacadas, artistas farão apresentações musicais com disponibilização dos conteúdos on-line. Será inspirador para a cidade em um momento de recolhimentos e isolamentos. Ajudará a enfrentarmos o Covid-19 com beleza e poesia. E, ao mesmo tempo, servirá de amparo para a classe artística afetada neste momento, junto com outras ações do programa Cultura Presente.

Por meio da Portaria nº 29 do dia 13 de março, todos o prazos de contratações artísticas foram prolongados. Dessa forma, os artistas que tiveram seus shows adiados temporariamente poderão se apresentar em data futura e terão seus pagamentos garantidos.

O calendário de editais, tanto os novos quanto os já existentes, será antecipado. Assim, os artistas e grupos poderão realizar a pesquisa e pré-produção de seus projetos durante o período de quarentena. Um edital é iniciativa, garantida em lei ou pensada pela gestão, na qual os artistas e produtores podem inscrever os seus projetos para receberem uma verba para executá-los. Os interessados já podem se inscrever nos editais de Apoio à Cultura Negra, Apoio à Criação Artística – Linguagem Música e Apoio aos Blocos de Carnaval de Rua. A SMC estuda a possibilidade de prorrogar o prazo de inscrições para outros editais.

Será prolongado para o dia 27 de maio o prazo de inscrição de projetos culturais do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promac). Trata-se de um programa de apoio a projetos culturais por meio de incentivo fiscal.

Leia também:

Assista também: