estreia O Escândalo

No dia 16 de janeiro, estreia O Escândalo, o novo filme distribuído pela Paris Filmes, que é baseado em uma história real. Essa crítica NÃO CONTÉM SPOILERS!

O Escândalo teaser

Siga nossas redes sociais:

Mas afinal, o filme é bom?

Estrelado por Charlize TheronNicole KidmanMargot Robbie e grande elenco, O Escândalo conta a história do famoso caso de assédio de Roger Ailes, antigo CEO da FOX News, e toda a repercussão por parte das mulheres que sofreram a violência. O filme ainda traz os bastidores do jornalismo televisivo americano e é um verdadeiro soco no estômago do espectador.

Assédio e violência contra a mulher são temas altamente discutidos e falados nos dias hoje. A cada nova denúncia, relato ou história contada, as mulheres ganham força nessa luta e no combate a esses crimes. O Escândalo chega aos cinemas num momento muito apropriado e assertivo. Ao longo de sua uma hora e quarenta e nove minutos, o filme retrata um pouco dos inúmeros casos de assédio que Megyn Kelly, Gretchen Carlson e várias outras mulheres sofreram de Roger Ailes, antigo CEO da FOX News.

Com uma temática séria e reflexiva, O Escândalo te choca, enoja e entristece ao ver que casos como os dessas mulheres são muito reais e presentes no mercado de trabalho de modo geral. A cena protagonizada por Margot Robbie te faz ter vontade de chorar, é desesperador, humilhante e chocante. Como é possível que existam pessoas podres como essas? Sei que essa pergunta e reflexão tem um tom inocente, mas precisamos sim ter fé num amanhã melhor para todas as pessoas, independente de gênero, raça, cor e religião. Todos somos seres humanos e merecemos respeito. A luta pelos direitos, igualdade e fim da violência nunca deve parar!

Baseado numa história real, O Escândalo pode incomodar alguns espectadores, por não tomar partido e apenas relatar os fatos. Contudo, entendo aqueles que se frustram ao ver um filme com uma temática tão séria como essa, relatar os acontecimentos sem pender para o lado da vítima, mas entendo que, em termos de narrativa, o roteiro opta pela imparcialidade e decide pela fidelidade com os fatos. O filme não tem um tom otimista com relação à luta contra o machismo e o assédio, muito pelo contrário. O Escândalo joga a verdade na sua cara e mostra que o mundo ainda é podre e que o buraco é muito mais embaixo do que apenas um Roger Ailes. No fundo, a luta pelo fim da violência é quase que eterna, uma vez que a mudança que necessita ser feita é cultural e com relação à educação.

Nicole Kidman representa o ponto de partida do filme. A atriz dá início a todo o processo que é percorrido ao longo de O Escândalo e pode inspirar muitas mulheres a denunciar o seu agressor. Contudo, confesso que o roteiro e a participação de sua personagem ficaram aquém do talento da atriz, que pouco foi explorada e aproveitada.

Charlize Theron é o grande pilar do filme. A atriz encabeça as principais cenas do longa e sua personagem nos dá orgulho, por ser uma mulher batalhadora, corajosa e que enfrenta todo e qualquer tipo de adversidade para lutar por aquilo que ela preza, acredita e defende. Gostei demais de sua atuação e entrega no filme.

Vamos falar sobre Margot Robbie! Sem medo de exagerar, Margot é uma das melhores atrizes da atualidade e com certeza uma das melhores de sua geração. É impressionante a forma como ela traz para as telas a emoção. Com sua personagem, sentimos medo, nojo, vergonha e por fim, coragem para lutar pelo que é certo e seguir um caminho longe da podridão. A jovem atriz roubou os holofotes para si nos momentos que estava em cena e é o grande destaque e trunfo de O Escândalo.

Estamos acostumados a ver John Lithgow em papéis fofinhos e simpáticos, mas em O Escândalo, o ator incorporou o antigo CEO da FOX News, Roger Ailes, e deu um show em tela. Durante o filme esquecemos toda a empatia que sentimos pelo ator e odiamos seu personagem do começo ao fim.

Importante, chocante e necessário, O Escândalo é um filme que vai te incomodar, enojar e fazer sair refletindo sobre o mundo do cinema. Assista, leve sua família, seus amigos e principalmente as pessoas que trabalham com você. Vamos nos unir e combater a violência e podridão para sonhar com um amanhã melhor!