Ford vs Ferrari estreia

No dia 14 de novembro, chega aos cinemas Ford vs Ferrari, um filme baseado em uma história real. Essa crítica NÃO CONTÉM SPOILERS!

Ford vs Ferrari trailer

Siga nossas redes sociais:

Mas afinal, o filme é bom?

Sempre fico fascinado com filmes baseados em histórias reais. Em meio à uma época de pouca criatividade em Hollywood, ver longas que retratam casos verdadeiros e levam para as telas pessoas que realmente existiram, é algo gostoso de ser visto. Isso sem contar que esse tipo de filme é uma forma de homenagear o legado que aquela pessoa deixou no mundo.

Ford vs Ferrari é muito mais do que um simples filme de corrida e velocidade. O longa traz na sua essência a superação, o sonho, a ambição e a determinação de batalhar para conquistar aquilo o que desejamos. E retomando o ponto acima, saber que essa história é verdadeira e que todos os personagens da trama realmente existiram, torna a experiência ainda mais especial e emocionante.

Quem imaginou que um dia a poderosa Ferrari seria desafiada pela Ford, uma simples montadora de carros populares. A batalha que parece surreal aos olhos dos amantes da velocidade, torna-se intrigante, inspiradora e motivadora. Não existem limites e barreiras para o seu sonho. Tudo aquilo que você se propuser a fazer e se dedicar de corpo e alma, é possível de ser realizado. E é essa a vibe que o filme passa ao longo de suas duas horas e meia.

Sou um admirador do trabalho de Christian Bale. É impressionante e medicamente preocupante as várias transformações físicas que o ator entrega a cada novo trabalho. O camaleão de Hollywood emagrece e engorda com uma facilidade invejável. E em Ford vs Ferrari, nos deparamos com o físico de um corredor profissional. Entregando um personagem marrento, cabeça dura e extremamente talentoso, Bale dá vida a Ken Miles, um nome eternizado na história do automobilismo. O ator nos presenteia com uma atuação brilhante e é mais um nome para ficarmos atentos na corrida pelo Oscar 2020.

Matt Damon dá vida a Carroll Shelby, outra lenda do automobilismo que também é muito bem representada em Ford vs Ferrari. O ator entrega a mesma qualidade de atuação de seu companheiro de produção, e convence, brilha e emociona em tela. Matt Damon e Christian Bale dividem muito bem os holofotes do filme e carregam a história do começo ao fim. A química e dinâmica entre eles é muito boa, e nos cativamos pela amizade, companheirismo e genialidade dos personagens.

James Mangold, o diretor de Logan, trouxe para Ford vs Ferrari um olhar único sobre as corridas, o automobilismo e a velocidade. Ao longo do filme ficávamos intrigados, apreensivos, tensos e emocionados. Vibramos com os personagens, sentimos as suas emoções e corremos junto com eles, e tudo isso graças à uma direção que soube conduzir o elenco, criar um clima envolvente e pegar ângulos únicos que nos transportaram para dentro dos personagens.

Para os amantes de carro e velocidade, preparem-se para acompanhar o processo de construção, a fase de testes, o treinamento nas pistas e várias e várias horas de corrida em diferentes circunstâncias climáticas. Se você ama a parte mecânica do automobilismo tanto quanto ama ver o carro na pista, você irá se encantar com Ford vs Ferrari. E ainda sobre esse ponto, gostei muito de como a produção balanceou a história de cada personagem, a trama principal, as cenas de corrida e o drama do filme, dando espaço para tudo se desenvolver de forma gradativa e equilibrada.

Se você já tinha gostado do trailer de Ford vs Ferrari, não deixe de conferir esse filme nos cinemas. O longa é um prato cheio para os fãs de automobilismo, de histórias reais, de atuações impecáveis e acima de tudo, para aqueles que acreditam que é possível realizar o impossível.