Várias pessoas já usaram o manto do Robin!

Hoje vamos falar um pouco de quadrinhos. Vocês sabiam que existe mais de um menino prodígio? Pois é, algumas pessoas já usaram esse manto e hoje vou contar tudo pra vocês sobre os personagens que já usaram o manto do Robin.

Siga nossas redes sociais:

Origem

Criado por Bob Kane e Bill Finger em parceria com Jerry Robinson, o menino prodígio fez sua estreia em 1940 na HQ Detective Comics edição número 38. Acredita-se que o nome Robin foi uma homenagem de Kane e Finger a seu parceiro mirim Jerry Robinson. A ideia do personagem era trazer mais cor e alegria a amargurada e sombria vida do Cavaleiro das Trevas, além de aproximar as histórias do público infanto-juvenil que se identificaria com a figura do menino.

Como já lhes disse, no decorrer desses anos o manto foi passando de geração em geração, seja pela transição do crescimento e amadurecimento do personagem o que o faz buscar independência, a mudança de roteirista/arco ou até mesmo a morte.

Sem mais delongas, vamos conhecer cronologicamente quem são os Robins:

1) Dick Grayson

O primeiro Robin era o membro mais novo de uma família de acrobatas que foi morta no circo pelo gangster Anthony Zucco. Bruce colocou o menino sob sua tutela enquanto investigava o caso. Numa noite, Alfred sai da passagem escondida atrás do relógio deixando o caminho aberto para o jovem e curioso Dick. O garoto adentra à Batcaverna e descobre a identidade do Batman, tornando-se seu parceiro em seguida.

Quando adulto, Dick deixou para trás o manto do menino prodígio e assumiu a identidade de Asa Noturna, tornando-se líder dos Jovens Titãs e passando a substituir o Homem Morcego na sua ausência. Grayson é o mais querido dos Robin’s pelo público que torcem para que o herói apareça no longa do Batman ou até mesmo ganhe um filme solo. Vamos torcer!

2) Jason Todd 

Depois do arco “Morte em Família”, Jason Todd dispensa apresentações não é mesmo? O segundo Robin foi o mais rebelde dentre todos e teve um final trágico. O que vocês não sabem é, a história de Todd não terminou ali. Como assim? Mas ele morreu. Fato! Ele morreu, mas dias após sua morte, Ra’s Al Ghul (quem havia contratado o Coringa), tentou corrigir seu erro e colocou o corpo do menino no Poço de Lázaro. Jason ressuscitou com sede de vingança, um ódio e mágoa profunda pelo Coringa e pelo Batman não ter vingado sua morte.

Jason assumiu a identidade de Capuz Vermelho e se torna um vigilante extremamente violento e cruel contra seus inimigos. Na saga Batman R.I.P., Jason pretende assumir o manto do Homem Morcego só que numa versão assassina, porém, ele é derrotado por Dick Grayson que defende o legado do Batman. Jason segue como vigilante tentando controlar sua raiva, sede de vingança e violência.

3) Tim Drake 

Diferente dos Robins anteriores, Tim Drake não era pobre e nem órfão. O garoto acompanhava a carreira do Cavaleiro das Trevas desde a morte dos pais de Dick, onde ele foi testemunha ocular para a solução do caso. Sozinho, ele desvendou a identidade de Bruce, que era seu vizinho, e Dick e ainda notou a mudança comportamental e destrutiva do Homem Morcego após a morte de Jason.

Após usar suas habilidades de detetive e salvar a vida de Bruce e Dick que estavam para morrer nas mãos do Duas-Caras, Alfred e Dick convenceram o Batman a aceitar o jovem como o novo Menino Prodígio. Drake sempre foi adorado pelos fãs e reconhecido pelo Homem Morcego como o melhor detetive, mais maduro e Robin com o maior potencial de todos. Quando Dick assumiu o manto do Cavaleiro das Trevas e nomeou unilateralmente Damien Wayne como o novo Robin, Tim Drake passou a usar a identidade de Robin Vermelho. Dentre os meninos, ele foi o único a ganhar uma HQ solo por conta do seu sucesso.

4) Stephanie Brown

Quem disse que só meninos assumiram a identidade de Robin? Com uma breve passagem, Stephanie assume o manto após seu namorado Tim Drake, ter sua identidade secreta descoberta por seu pai e ser obrigada a larga a vida de vigilante.

Antes de ser tornar a primeira Robin mulher, ela era conhecida como a Salteadora. Desaprovada pelo Batman após desobedecer a uma ordem, ela volta para sua antiga identidade e mais tarde assume o manto da Batgirl.

robin

5) Carrie Kelley

Como já lhes disse, os quadrinhos trabalham com arcos, que muitas vezes são escritos por roteiristas diferentes e que não conversam entre si. Carrie Kelly é uma personagem que foi muito aguardada no cinema, principalmente por Batman vs Superman: A Origem da Justiça ter como inspiração a famosa HQ da lenda viva Frank Miller (que é o equivalente ao Stan Lee da Marvel. Se quiserem um dia faço um especial sobre quadrinistas pra vocês, peçam nos comentários!), O Retorno do Cavaleiro das Trevas.

robin

6) Damien Wayne

Chegamos ao último dos Robins. Como o sobrenome já entrega, Damien é o filho de Bruce Wayne com a herdeira do demônio, Talia Al Ghul, filha de Ra’s Al Ghul. Por muito tempo ele odiou seu pai, principalmente por conta da criação de seu avô. Treinado pela liga dos assassinos, o menino é muito habilidoso, atrevido, desobediente e violento, só não mais que Jason Todd.

Com o passar do tempo ele aprendeu a respeitar Bruce, Dick com quem lutou lado a lado e Tim, exceto Todd que já havia traído seu pai inúmeras vezes e ele não confiava. O jovem foi morto num combate contra seu clone, mas como estamos nos quadrinhos, mais tarde ele é ressuscitado e segue como o Robin atual.

robin

E ai, vocês gostaram dos Robins? Qual o seu favorito? Qual vocês gostariam de ver nos cinemas? Deixe sua opinião nos comentários.

Leia também:

Assista também: