Patrulha do Destino é mais uma aposta da DC Comics na telinha!

Fala galera! A DC Comics não para! Depois do sucesso de Titãs, chegou a vez da equipe da Patrulha do Destino estrear nas telinhas. Vem comigo conhecer mais sobre eles!

Siga nossas redes sociais:

Origem

A Patrulha do Destino (Doom Patrol, no original) é uma equipe de super heróis da DC Comics e foram criados por Arnold Drake, Bob Haney e Bruno Premiani em 1963.

A primeira aparição da Patrulha do Destino foi na edição 80, em junho de 1963, da revista My Greatest Adventure, um título que continha histórias sobrenaturais e na época estava sendo convertida em uma revista de super-heróis.

O grupo ganhou maior relevância durante a fase escrita por Grant Morrison, iniciada em 1989. Utilizando-se de elementos de surrealismo, o escritor renovou os personagens.

Posteriormente, o título foi relançado com novos escritores, como John Acurdi, John Byrne e Keith Giffen, mas sem alcançar o mesmo impacto. Em 2016, o grupo ganhou uma nova reinterpretação no selo Young Animal, comandado pelo músico e escritor Gerard Way, com histórias escritas por ele e ilustrações de Nick Derington.

Patrulha do Destino

Os principais membros da Patrulha

Na primeira encarnação, a Patrulha do Destino possuía os seguintes membros:

O Chefe: Dr. Niles Caulder é um paraplégico dono de um intelecto muito acima da média. Ele usava sua vasta sabedoria científica para elaborar várias invenções e inovações. Foi ele quem criou a Patrulha do Destino para proteger os inocentes e lutar contra o mal.

Homem Negativo: Larry Trainor era um piloto que estava em um avião experimental na atmosfera terrestre. Ele foi atingido por radiação cósmica e descobriu que seu corpo havia se tornado radioativo.

Trainor também se tornou capaz de emitir de seu corpo uma silhueta controlável que ele apelidou de Homem Negativo, que pode voar e atravessar a matéria.

Mulher Elástica: Rita Farr era uma atriz que foi exposta à estranhos gases vulcânicos durante uma filmagem na África. Quando Farr se recuperou, descobriu que podia aumentar ou diminuir o tamanho de seu corpo, adquirindo proporções descomunais. Mais tarde ela viria a dominar seu poderes a ponto de poder mudar o tamanho de membros individualmente.

Homem-Robô: Cliff Steele era um atleta mundialmente famoso que foi dado como morto em um acidente de carro durante uma corrida. Caulder conseguiu transferir o cérebro de Steele para um corpo robótico invulnerável e que possui super força.
A primeira Patrulha do Destino, amargurada por serem isolados pelo mundo, eram motivados por Caulder para usarem seus poderes pelo bem. A série foi um sucesso, e na edição 86, My Greatest Adventure foi rebatizada oficialmente de The Doom Patrol (nome original da Patrulha do Destino).

Muitos conhecem o herói Mutano como membro dos Novos Titãs, mas poucos sabem que ele apareceu pela primeira vez nos quadrinhos na Patrulha do Destino.

Na verdade, na época, ele era conhecido como “Rapaz Fera”. Só depois é que mudou seu nome para Mutano, ainda que seu nome em inglês seja Beast Boy.

Patrulha do Destino

Semelhança com a concorrência e grandes arcos

Existem algumas semelhanças entre a Patrulha do Destino original e os X-Men originais da Marvel Comics. Ambos incluem super-heróis marginalizados pela sociedade e são liderados por homens de inteligência sobrenatural confinados a cadeiras de rodas.

Estas semelhanças levaram o autor da série Arnold Drake a argumentar que o conceito de X-Men possa ter sido baseada no da Patrulha do Destino.

Agora falando um pouco de grandes arcos da equipe, temos The Brotherhood of Evil que coloca a Patrulha diante da Irmandade Negra (formada por Cérebro, Madame Rouge, Monsieur Mallah, Rog e Mister Morden). O humor típico da Era de Prata e a relação com que o time tem na hora de enfrentar o vilão é o grande atrativo da edição.

Outra edição importante foi o encontro entre a Patrulha do Destino e a Liga da Justiça. A revista lançada em Fevereiro/18 tem roteiro por conta de Gerard Way em parceria com Steve Orlando.

Na história, a Patrulha do Destino descobriu que uma corporação interdimensional chamada RetCo tem roubado histórias, reconfigurando elas e as repaginando para novos mercados. Eles usam um leite radioativo de vacas psíquicas para reprimir os impulsos mais perigosos da Liga da Justiça e os tornam em heróis seguros para as massas. É bem interessante ver essa relação entre as duas equipes, que possuem “padrões” completamente diferentes de atuação.

Os personagens também ganharam série de TV!

A Patrulha do Destino fez uma participação especial na série dos Titãs e já ganhou seu próprio seriado, contando com a participação de todos os seus principais integrantes.

Os principais atores são Diane Guerrero como Kay Challis/Crazy JaneApril Bowlby como Mulher-Elástica, Alan Tudyk como Sr. Ninguém, Brendan Fraser como Homem-Robô Timothy Dalton como o Chefe.

Um integrante inesperado é o Ciborgue, que nunca fez parte da equipe, mas serve como uma homenagem porque a equipe sempre costuma abrigar membros dos Titãs, assim como foi visto com o Mutano.

A DC Comics está fazendo como a Marvel e investindo em séries com personagens “desconhecidos” do grande público. Será que ela terá sucesso nessas apostas? Vamos aguardar para ver!

E vocês, já conheciam a equipe? Acham que ela vai vingar nas telinhas? Contem pra gente nos comentários e compartilhem!

Leia também:

Assista também: