The Walking Dead 9x03

The Walking Dead 9×03 – a sociedade de Rick prosperará?

Ontem (21) foi ao ar no canal FOX o episódio de The Walking Dead 9×03, desmoronando a sociedade de Rick Grimes. Esse post CONTÉM SPOILERS!

Siga nossas redes sociais:

O futuro de Rick

Essa é uma das maiores curiosidades dos fãs da série. O que vai acontecer com Rick Grimes? Como será a saída de Andrew Lincoln? Ele vai morrer? Ele vai abandonar as comunidades? São tantas as possibilidades e teorias para se concretizarem em apenas dois episódios. É isso mesmo amigos, o protagonista se despedirá da série daqui a dois capítulos.

Contudo, no episódio de The Walking Dead 9×03 de ontem, vemos um diálogo interessante entre Rick e Michonne, na qual ele dá a entender que gostaria de ter um filho com ela. O capítulo ainda focou em mostrar o amor e a saudade que ele sente de Carl e trouxe para as telas momentos em família entre o casal e a pequena Judith.

Maggie x os Salvadores

No review passado elogiei Maggie por conta do seu amadurecimento e bati na tecla do perdão para a reconstrução do novo mundo. No episódio de The Walking Dead 9×03, vemos a líder de Hilltop encarando os Salvadores, sendo que alguns deles ainda mantêm uma postura arrogante e agressiva dos tempos em que eram liderados por Negan. Poxa, Rick poupou a vida de todo mundo, custava esse povo cooperar e ficar de boa? Sou contra a chacina que Daryl gostaria, mas confesso que têm horas que o povo não colabora.

No episódio de ontem, senti aquela tensão dos tempos em que os Salvadores estavam no comando. Confesso que pensei que Maggie fosse começar a trocar tiros ali na carroça mesmo. A coisa está cada vez mais insustentável e como Carol disse, mais hora ou menos hora eles terão que entrar em guerra de novo. Uma pena, pois Hershel já pregava a coexistência entre os diferentes pensando no futuro.

O medo gera a violência

Fico impressionado como a série tem casado perfeitamente com o cenário sociopolítico do Brasil. Parece até que o roteirista tem lido as notícias do nosso país. A sociedade de The Walking Dead está tão dividida quanto a nossa. Tem o lado que tem medo e responde com violência, tem o lado que acha que matar todo mundo e deixar só os semelhantes é a saída e tem o lado que tenta apaziguar os ânimos e pregar o perdão, a superação das mágoas e o futuro em sociedade.

Que tarefa difícil, não é mesmo? Se mesmo com as leis o nosso país tem manchas de sangue e violência em sua história, imagina se não tivessem normas e regras para serem seguidas? O caos tomaria conta de tudo.

Entendo o lado dos Salvadores se sentirem inseguros e com medo, contudo, a violência não trará paz e harmonia. As pessoas precisam dialogar, aprender a entender o outro e principalmente, se perdoar. Eles erram? Sim e muito, mas matar não é a saída. A morte do agressor, nunca trará o seu ente querido de volta e tampouco aliviará a sua dor e sofrimento. Sei que é mais fácil falar do que fazer na prática, mas a evolução e amadurecimento é um exercício diário que devemos praticar. Aprendam a perdoar e não guardar rancor!

A importância de Carol

De todo o elenco, Carol foi a personagem que passou pela maior transformação. De mulher oprimida e que apanhava do marido, para uma líder imponente, respeitosa e que está sempre pronta para agir. Dá gosto de vê-la em cena.

Uma coisa que me chamou atenção no episódio de The Walking Dead 9×03 de ontem, foi o fato dela ter comprado a filosofia de Rick. Carol quase foi morta por um dos Salvadores, mas na hora de reagir, ela manteve viva a mensagem: “matar um ao outro quando o mundo já é dos mortos, não é o caminho”. Não mais”. Achei isso muito legal e me fez pensar como ela será importante para manter as ideias do Rick vivas quando o personagem deixar a série. Confesso estar bem curioso para saber como será a dinâmica de Negan com todo esse pessoal.

O segredo de Jadis

Esse plot foi bem intrigante no episódio de ontem de The Walking Dead 9×03. Com quem Jadis estava falando? Ficou claro que ela fazia tráfico de pessoas em troca de suprimentos, mas quem está na outra ponta? Quando vimos o helicóptero, logo pensei em Georgie, mas será que é ela? Na sua primeira aparição, ela não me pareceu uma pessoa desse tipo, porém, nunca podemos esquecer que estamos no apocalipse e que as pessoas ainda não recuperaram 100% da sua humanidade. Vamos ficar atentos no desenrolar dessa trama.

Quero destacar um ponto interessante! Você se lembra do trailer oficial que foi divulgado na SDCC desse ano? A série terá novos personagens e pelo que deu para entender, se encontrarão primeiro com o Padre Gabriel. Será que esse arco se desenrolará depois da saída de Rick? Será que Gabriel será levado por Jadis para essa nova comunidade? Reveja o trailer e me conta a sua opinião.

Daryl não consegue perdoar?

O episódio de ontem de The Walking Dead 9×03 levantou um ponto interessante. Se Daryl perdoou Rick por abandonar Merle algemado no telhado para morrer, por que ele não consegue perdoar os Salvadores? E olha que não estou nem falando de Negan hein, me refiro aos membros do Santuário.

Você vai me dizer: “ah, porque eles mataram vários dos amigos dele”. E eu vou te responder: ok, mas Merle era família, era sangue e levou um bom tempo para ele reencontrá-lo e descobrir que o irmão estava vivo e nesse meio tempo ele perdoou Rick e passou a segui-lo. Agora, ele não pode seguir em frente e conviver com seus antigos agressores?

Achei bem legal essa bola que Rick levantou e acredito que esse ponto pese no futuro quando o protagonista e melhor amigo de Daryl abandonar a série. Sigo insistindo que para o futuro existir, as pessoas precisam aprender a perdoar. Se todos seguirem a lei do olho por olho, dente por dente, o mundo novo ficará cego e banguela.

O rancor de Oceanside

O mistério da morte de Justin e o sumiço de Arat foi resolvido no próprio episódio de ontem de The Walking Dead 9×03. Cyndie e as meninas de Oceanside se inspiram na execução de Gregory para começar a sua vingança contra os Salvadores.

Ser líder é dar exemplo e ter consciência de que muita gente vai te observar e se inspirar nas suas atitudes. Maggie foi imprudente ao decretar uma sentença de morte, não porque Gregory não merecia, mas porque a sociedade recem criada ainda é muito frágil e não tem uma base sólida para aguentar os protestos e revoltas de seus membros. Se todos seguirem esse exemplo e se vingarem de que já os fez mal, quem sobrará vivo nessa série?

O desmoronamento da sociedade

Os Salvadores foram embora e o sonho da ponte que uniria as comunidades foi por água abaixo. A complacência de Maggie e Daryl ao deixarem Arat morrer, deu início ao fim da sociedade que Rick estava lutando tanto para construir. O protagonista quer honrar os mortos e seguidor em frente, mas talvez só depois da sua morte ou partida, o velho grupo se una novamente e entenda que o futuro precisa de pessoas e do perdão.

As leis e regras que Michonne está criando servirão para punir aqueles que errarem e só assim a sociedade começará a prosperar. No episódio de ontem de The Walking Dead 9×03, Maggie deu a entender que estava começando a comprar a filosofia de Rick, mas ao final, será que ela vai passar por cima da autoridade de seu mentor e tentará matar Negan?

Leia também:

Assista também: