Westworld 2x10

“Você existe somente enquanto vive a última pessoa que se lembra de você.”

Ontem (24) foi ao ar o episódio Westworld 2×10, o aguardado season finale de 90 minutos, que nos dará (quase) todas as respostas. CUIDADO, SPOILERS ABAIXO!

Siga nossas redes sociais:

Westworld 2×10 – The Passenger

Depois do episódio mais brutal da temporada, chegou a hora de fechar os arcos dos personagens e dar abertura para a nova temporada que está por vir. Mas já fique preparado, Westworld 2×10 representa o fim de uma era, onde nada voltará a ser o mesmo.

Após Teddy se matar, Dolores retira sua unidade de controle e volta à busca pelo Além do Vale. No meio do caminho encontra William, apesar do desprezo que demonstra por saber que este matou a filha e agora questiona a própria realidade, Dolores afirma precisar de sua ajuda. Mas, ao chegar ao destino e encontrar Bernard, o Homem de Preto de vira contra a anfitriã e acaba levando a pior, ficando para trás.

season finale de Westworld

Bernard e Dolores entram na chamada Forja, onde as consciências de cada visitante estão guardadas. Uma interface, com a aparência de Logan Delos mostra como os humanos são simples em relação aos robôs, nunca sendo capazes de mudar, e o plano de Robert e Bernard para os anfitriões. Ao invés de liberá-los para o mundo dos humanos, todos deixariam seus corpos para trás e entrariam em uma realidade onde teriam livre arbítrio e aqueles que lhe foram tirados.

E é para lá que a Nação Fantasma guia todos os “sequestrados” durante a temporada. Para Dolores, a realidade alternativa é apenas mais uma prisão e decide impedir que os anfitriões cheguem à passagem, Bernard então finalmente se impõe e mata Dolores. Ao voltar para superfície, encontra Elsie e a vê ser morta por Hale, incapaz de colocar qualquer vida acima dos planos de imortalidade da Delos.

Desconectada dos outros personagens principais, Maeve teve um destino mais simples. Seus poderes, maximizados por Ford, lhe permitiram fugir sozinha do laboratório e, reunindo seu grupo, parte em busca de sua filha mais uma vez. Porém, não só vê Lee sacrificar-se para atrasar os seguranças da Delos, mas tem que enfrentar a guerra entre anfitriões causada por Clementine. Cumprindo sua promessa, Maeva segura os robôs o suficiente para que sua filha e Akecheta façam a travessia. Mas nem tudo esta perdido para Maeve, Hector e Armistice, os cientistas Lutz e Sylvester escapam do massacre e são incumbidos da tarefa de recuperar anfitriões ainda funcionais.

Voltando à linha temporal futura, Bernard chega à Forja com Hale e os outros membros da equipe da Delos, e é ai que tudo se encaixa. Bernard não só escondeu a unidade de Abernathy em Dolores, mas guardou a consciência da anfitriã. Ao ver Hale matar Elsie, Bernard coloca um plano em prática: construir um robô com a aparência de Hale, mas a consciência de Dolores.

Matando Hale assim que desperta, era a nova Dolores quem estava no comando durante a chegada da equipe de resgate. Quando a verdade aparece, Dolores mata todos dentro da Forja (incluindo Bernard), introduz a consciência de Teddy ao Além do Vale e finalmente parte para o mundo dos humanos. Lá, descobre que a antiga casa de Arnold foi preparada para que pudesse receber a anfitriã, com todos os equipamentos necessários para criar novos robôs.

E é lá que temos visto Dolores conversando com Bernard em diversos momentos da temporada. A anfitriã decide trazer de volta à vida aquele que se opõe veementemente aos seus ideais. Seja para pagar a dívida de trazê-la de volta, seja por concordar com Teddy de que precisa de alguém que a pare, Dolores deixa Bernard livre no mundo dos homens para tomar seu próprio caminho.

Westworld 2×10, diferente dos outros, nos traz uma cena pós créditos que é, no minimo, emblemática. A última vez que vemos William, está a beira da morte sendo retirado pela equipe da Delos. Agora, o vemos entrando na Forja totalmente destruída e se encontrando com Emily. É ai que o Home de Preto percebe: ele é um anfitrião. Mas a cena não nos diz muito, apenas sabemos que se passa em um tempo futuro à todas as narrativas apresentadas, onde William tem revivido sua busca pelo Além do Vale em um loop incessável. Agora, basta esperar para saber que eventos levaram à esse momento.

Leia também:

Assista também: