season finale da 2ª temporada de Westworld

Se prepare para o season finale da 2ª temporada de Westworld!

No próximo domingo (24) vai ao ar o season finale da 2ª temporada de Westworld, o último episódio de 2018 tem como missão amarrar todas as pontas soltas deixadas no decorrer da temporada. Confira o teaser do décimo episódio abaixo:

Siga nossas redes sociais:

Depois dos chocantes eventos do episódio do último domingo (17), Vanishing Point, a 2ª temporada de Westworld chega ao fim nesta semana com a promessa de mergulhar ainda mais na escuridão.

Agora se tornou claro que o jogo de Robert Ford (Anthony Hopkins) para destruir a Delos tem quatro figuras centrais: Dolores (Evan Rachel Wood), Bernard (Jeffrey Wright), William (Ed Harris) e Maeve (Thandie Newton). Recapitulando suas histórias, vamos falar o que esperamos do season finale da 2ª temporada de Westworld.

Dolores Abernathy

Antes a dócil filha de um fazendeiro, Dolores teve qualquer traço de seu antigo eu consumido pelo impiedoso pistoleiro Wyatt. Manifestando seu destino, a Ceifeira matou cada um dos visitantes sobreviventes do seu massacre inicial; manipulou e sacrificou todo um exército de Confederados para se livrar dos seguranças da Delos; modificou o código de seu amado Teddy (James Marsden) à força; além de se opor aos nativos da Nação Fantasma.

Mas não existe volta para Dolores, o mundo real que sentiu quando era um protótipo e a busca por toda vingança possível dentro do parque exigem sacrifícios. Em meio a isso, sofreu perdas irreparáveis: seu pai Peter teve de ser sacrificado para que a chave para o Além do Vale fosse obtida e Teddy tirou a própria vida em sua frente, preferindo a morte à mais uma existência onde não é o chefe de sua própria narrativa.

Westworld 2x07

Apesar de toda escuridão dentro da anfitriã, não podemos decidir com toda a certeza se estamos ao seu lado ou não. Assim como todos os outros dentro do parque, ela sofreu o trauma da falta de livre arbítrio, loopings temporais e toda a maldade infringida pelos visitantes humanos. Mas seu arco se afastou de uma jornada heroica, sem a história contada na temporada anterior Dolores seria simplesmente uma vilã.

Para Dolores, as grandes expectativas do season finale da 2ª temporada de Westworld dependem da sua reação à morte de Teddy. Ela será capaz de deixar seu corpo para a inundação sem qualquer remorso ou mudança de conduta? Sabemos que Dolores ficará frente a frente com William e nada seria mais justo do que o Homem de Preto encontrar seu fim nas mãos da anfitriã, mas será a resolução assim tão simples?

Mais do que isso, aparentemente Dolores alcançará Além do Vale, basta descobrirmos se ela destruirá todos os arquivos ou aprenderá mais sobre a natureza humana. Ao inicio da temporada, Dolores não parece estar dentro do parque, isso significa que anfitriã escapou ou foi morta? Mas, no primeiro caso, será possível que ela encontre paz no mundo daqueles que a prenderam?

Bernard Lowe

Um dos grandes plot twists da temporada anterior, foi a descoberta de que Bernard era um anfitrião escondido em meio aos humanos, talvez a melhor criação de Ford. Agora, o vimos passar grande parte dos episódios lutando contra sua memória e escondendo sua verdadeira natureza, o que não acabou dando tão certo.

Certo de que é o responsável pelos corpos flutuando na inundação e lutando contra a consciência de Ford presa em sua mente, as linhas temporais apresentadas para Bernard  não foram nada boas para o personagem. Porém, Bernard possui uma bondade que transcende sua programação (assim como Teddy), e esse é o principal ingrediente para formar um herói.

E talvez essa seja uma revelação do season finale da 2ª temporada de Westworld. Sua emancipação de Ford terá sido verdadeira e suficiente para salvar o parque de Dolores? Bernard diz se lembrar de ser abandonado em uma praia, mesmo com as linhas temporais confusas, talvez signifique que Dolores escapou e o deixou para trás. No tempo presente, conseguirá se desvencilhar de Charlotte e impedir os planos de imortalidade da Delos? Bernard parece estar a parte na briga humanos/robôs, mas cada vez mais caminha para o papel principal da disputa.

William / Homem de Preto

Westworld 2x09

Nesta temporada, finalmente descobrimos o motivo para William convencer seu sogro a investir no parque: imortalidade. Usando os dados armazenados durante a estadia de cada visitante, a replicação do comportamento humano seria aperfeiçoada para que a mente de uma pessoa morta pudesse ser carregada em um anfitrião com sua aparência, dando-lhe vida eterna. E assim William criou o Além do Vale, é no tão procurado lugar que estão as mentes sortudas (ricas) o bastante para serem carregadas.

Com os eventos do episódio da semana passada, aprendemos que o inocente William que conhecemos na primeira temporada não se tornou o Homem de Preto pela desilusão que sofreu com Dolores. Na realidade, o chefe da Delos sempre foi mau e tentou esconder sua escuridão interior por anos, enquanto esta “vazava” cada vez mais. E foi vendo essa escuridão, que sua esposa decidiu cometer suicídio.

Um homem extremamente psicótico e violento, trouxe para si o ódio de diversas pessoas, em especial o de Robert Ford. O plano de desvirtuar suas criações para a imortalidade daqueles que não a merecem, fez com que Ford criasse um jogo especialmente para William. Mas os infortúnios sofridos pelo Homem de Preto são de sua total responsabilidade; como, ao deixar sua paranóia vencer, acaba matando sua própria filha e parece não mais ter certeza se é homem ou máquina.

Para o visitante mais agressivo do parque, esperamos que o season finale da 2ª temporada de Westworld lhe traga o destino merecido, além do motivo certo de sua busca pelo Além do Vale. Apesar de ser interpretado por atores tão carismáticos, é difícil acreditar em uma redenção para William. Sua mente dilacerada já é o começo do castigo para aquele que tomou o legado e levou à loucura James Delos (Peter Mullan) e seus filhos. No teaser vemos seu reencontro com Dolores, basta saber se mais uma vez William está sofrendo com alucinações ou se a anfitriã matará um dos responsáveis pela sua angustiante narrativa. Mas não seria a morte um alívio?

Maeve Millay

A antiga cafetina se tornou amante do criminoso Hector (Rodrigo Santoro), sequestrou o chefe de narrativas, nos apresentou ao Shogun World e descobriu ser capaz de controlar outros anfitriões apenas com a mente; isso tudo enquanto mantinha um único e fixo objetivo: resgatar sua filha de narrativas anteriores.

Assim como Dolores, Maeve quer a chance de controlar seu futuro sem o interminável loop ao qual era submetida. Mas não podemos nos enganar com o seu motivo nobre, Maeve também possui sede de poder e é capaz de atos tão extremos como os de Wyatt. Agora com a benção e motivação da consciência de Ford, Maeve liberará todo o seu poder contra os seguranças e cientistas da Delos.

Favorita de Ford e da grande maioria dos fãs, esperamos que o season finale mostre Maeve finalmente se reunindo com sua filha. Mas e quanto ao seu plano de deixar o parque? Os poderes e totalitarismo capazes de serem exercidos pela anfitriã podem trazer resultados desastrosos para o mundo real, ou Maeve será capaz de se camuflar em meio aos humanos e viver a vida calma que um dia desejou?

sétimo episódio de Westworld

E você, quais são as suas expectativas para o season finale da 2ª temporada de Westworld? Conta pra gente nos comentários!

O último episódio da temporada vai ao ar domingo às 22h, na HBO.

Leia também:

Assista também: