Westworld 2x09

“O que uma pessoa é além de uma sucessão de escolhas?”

Ontem (17) foi ao ar o episódio Westworld 2×09, focado no relacionamento de William com sua esposa e filha no mundo real. CUIDADO, SPOILERS ABAIXO!

Siga nossas redes sociais:

Westworld 2×09 – Vanishing Point

Faltando apenas um episódio para chegar ao fim da temporada, Westworld 2×09 é, sem dúvidas, o melhor episódio até aqui. Centrado em William, mostra como sua esposa se afundou em bebidas e chegou ao extremo do suicídio graças ao casamento infeliz.

Em uma ótima participação de Sela Ward, vemos William e Emily relembrarem a noite em que Juliet tirou a própria vida depois de ser ameaçada a voltar para uma clínica de reabilitação. Forçado a ouvir a filha falando da fadada noite, William se torna cada vez mais inquieto e certo de que ela é apenas mais uma anfitriã implantada por Ford em seu jogo.

Sua certeza é absoluta quando a filha menciona o perfil pessoal do Homem de Preto, usado pelo parque para manter as características de cada visitante. O perfil havia sido dado a William na noite do suicídio de Juliet pelo próprio Ford, nos fazendo acreditar que o criador de Westworld apostou o início de seu jogo na probabilidade da família descobrir a verdadeira natureza de William.

Porém, William escondeu seu perfil enquanto Juliet estava apagada após mais uma bebedeira. Onde aproveitou para admitir para a esposa desacordada que sempre soube que seu verdadeiro eu era mau e seu lugar era em outro mundo, o sangrento mundo dentro do parque. Sendo assim, é sem remorso que William atira em Emily.

Temos então, um vislumbre do que William nunca soube: Juliet não só estava acordada durante sua confissão, mas encontrou seu perfil escondido. Chocada ao ver que o marido era capaz de tal violência e ainda sofria de distúrbios paranoicos e de perseguição, Juliet esconde o perfil em uma caixa de jóias que deixará para Emily e comete suicídio. Sendo assim, com uma cena devastadora, William percebe que matou a própria filha.

Dentro do comando da Delos, descobrimos que Charlotte decide usar Clementine para instigar os anfitriões a matarem uns aos outros com uma versão dos poderes de Meave. Esta ainda se encontra paralisada, mas recebe uma mensagem deixada por Ford. Em uma cena emocional, Ford conta que Maeve é sua criação favorita e o mais próximo de uma verdadeira filha. Assim, ele fez o mesmo que a própria anfitriã: se manteve no parque para salvar a filha. Para ele, a resposta está no desbloqueamento total do sistema de Maeve.

Por fim, Westworld 2×09 nos mostra as consequências da mudança que Dolores fez em Teddy. Após um confronto contra a Nação Fantasma, o casal sai ileso, porém Teddy chega a conclusão que é incapaz de machucar Dolores, mesmo se for necessário. Seja por sua programação, seja por amor, o anfitrião percebe que o único modo que será capaz de atingi-la é tirando a própria vida. E assim a história de Dolores e William convergem mais uma vez, ambos perdem suas companhias devido a escuridão dentro de cada um deles.

Leia também:

Assista também: