Ubbe Lothbrok

Neste especial sobre a série Vikings, vamos falar sobre o segundo filho homem de Ragnar: Ubbe Lothbrok, interpretado por Jordan Patrick Smith. Avisamos que ESSE TEXTO CONTÉM SPOILERS, continue lendo somente se estiver atualizado com a 5ª temporada.

Siga nossas redes sociais:

Ubbe Lothbrok e o legado de Ragnar

Primeiro filho de Ragnar com Aslaug, ele cresceu a sombra da lenda que rodeava Lothbrok, e sofreu as consequências da ausência do pai. Por vezes atuando como figura paterna para os irmãos mais novos, Ubbe os ama igualmente e aparenta ser o único que verdadeiramente sente compaixão por Ivar.

Compaixão esta, que se estende a todos: trata bem os escravos, não estupra durante os ataques e chega a se compadecer da freira que tira a própria vida em sua frente. Esse é o motivo até para começar a trair sua esposa com Torvi. Ao ver a guerreira sofrer ao ser deixada por Björn, Ubbe a consola e dá espaço para o que veio a se tornar muito mais do que apenas um caso.

Podemos dizer que uma de suas características mais marcantes é a lealdade, mas não de maneira cega. Na cena em que Ragnar faz seu discurso sobre “quem quer ser Rei?”, apesar de roubada pela atuação de Travis Fimmel, temos um exemplo claro dessa ideia. Ubbe admira o pai, mas é o único a dar um passo à frente para confrontá-lo por discordar de como Ragnar usa seu poder e influência. Claro que acaba perdoando-o (olha aí a compaixão), mas se recusa a acompanhá-lo em sua nova viagem.

Com a morte de Ragnar e a formação do Grande Exército Pagão, aprendemos mais sobre o que Ubbe acredita e anseia. Além da aparência, herdou a vontade de Ragnar em montar um assentamento na Inglaterra para o seu povo e é o único entre os filhos que parece disposto a manter o sonho de Lothbrok vivo. Calmo e diplomático como o pai, pode não sentir qualquer remorso em matar inimigos, mas possui uma profunda curiosidade sobre outras culturas.

Ubbe também é um ótimo estrategista que, diferente de Ivar, não fica à mercê de seus sentimentos. O filho mais velho de Aslaug deseja vingar a morte da mãe, mas percebe como não conseguiria confrontar Björn e chega, até mesmo, a se aliar à Lagertha por compreender os benefícios.

Analisando todas essas características, é possível perceber como nasce seu conflito com Ivar. Ao ver o caçula matar Sigurd e tirar sua liderança do exército, Ubbe passa por cima da preocupação e pena que sente pelo irmão aleijado e começa a ressenti-lo cada vez mais. A tentativa de reconciliação existe, mesmo após toda a deslealdade e humilhação infringida por Ivar, mas é difícil acreditar que Ubbe dará uma nova chance ao irmão.

História x Ficção

Ubba, Ubbi ou Ubbe Lothbrok foi um chefe Viking e um dos comandantes do Grande Exército de nórdicos que invadiu os reinos Anglo-Saxões de Nortúmbria, Mércia, Ânglia Oriental e Wessex em 865 DC. Filho de Ragnar Lothbrok, é responsável por conquistar as terras inglesas ao lado de seu irmão Ivar, matando o então rei Edmundo.

Após esse fato, a história se torna escassa para ambos os irmãos. Enquanto Ivar O Desossado some dos registros históricos e é substituído pelo irmão mais novo Halfdan, acredita-se que Ubbe tenha perecido em uma batalha malsucedida contra os moradores locais de Devonshire por volta de 878 DC, aos 53 anos de idade. Esse confronto é conhecido como Batalha de Cynuit e foi retratado pela série The Last Kingdom.

Sendo assim, é difícil saber o que esperar de Ubbe em Vikings. Historicamente, sua viagem para vingar Ragnar não teve volta e sabemos que não é isso o que foi retratado na série.

Ao fim da Batalha de Kattegat e com a perda do território para Ivar, cabe a Ubbe tomar uma posição quanto às exigências de sua esposa Margrethe em trair Lagertha e matar Björn para se tornar rei. O ódio da ex-escrava o fará mudar de lado na disputa ou Torvi será um fator decisivo para que continue junto ao seu meio irmão?

E você, o que espera de Ubbe Lothbrok? Conta pra gente nos comentários e acompanhe mais novidades no nosso Instagram:

A guerra ainda não acabou e parece que a nossa Rainha Lagertha está com os dias contados! #nerdbreak

Uma publicação compartilhada por Nerd Break (@nerd.break) em

Leia também:

Assista também: