O Que te Faz Mais Forte

Na semana passada entrou em cartaz O Que te Faz Mais Forte, um filme baseado em fatos verídicos. Fique tranquilo essa crítica NÃO CONTÉM SPOILERS!

Siga nossas redes sociais:

Mas afinal, o filme é bom?

O longa retrata a história de Jeff Bauman, um homem comum que capturou os corações de sua cidade e do mundo para se tornar o símbolo da esperança após o a ataque da Maratona de Boston, em 2003. Jake Gyllenhaal estrela a produção como Jeff, um jovem trabalhador de 27 anos que estava esperando pela ex namorada na linha de chegada quando a explosão ocorre, ele perde as duas pernas no ataque. Depois de recuperar a consciência no hospital, Jeff pode ajudar o policial a identificar um dos criminosos, mas sua própria batalha acaba de começar.

Sempre que nos deparamos com uma história baseada em acontecimentos reais, pendemos para comoção e envolvimento com maior facilidade. O Que te Faz Mais Forte traz para as telas uma tragédia que matou várias pessoas e deixou a vida de outras marcadas para sempre.

Não consigo imaginar a dor e sofrimento que Jeff Bauman passou ao perder suas pernas no atentado terrorista. O trauma que esse homem sofreu é algo muito triste e merece todo o apoio e compreensão de todos ao seu redor. Contudo, a dádiva da vida foi concedida à Jeff e mesmo sem as pernas, ele ganhou uma nova chance de viver, se recuperar e evoluir como ser humano.

Não posso confirmar se o roteiro faz jus aos fatos que precederam o atentado. Porém, se o que foi mostrado em tela é um retrato da realidade, é decepcionante ver Jeff não valorizar o amor e esforço de sua esposa ao cuidar dele durante o processo de recuperação. Você perdeu as pernas e sua vida mudou, querido? Tudo bem, mas reconheça e valorize a guerreira que te ama e está do seu lado. É frustrante ver que ele foi endeusado por todos, mas na verdade não passava de uma criança mimada e revoltada com as consequências da tragédia que o assolaram.

Mesmo a história não sendo tocante como eu esperava, preciso destacar o enorme talento de Jake Gyllenhaal. Esse cara é um monstro dos cinemas. A cada papel sua estrela brilha mais forte, o colocando como um dos melhores atores de sua geração. Fico impressionado pela versatilidade e carga dramática que ele consegue empregar em seus personagens. Jake provou ao mundo que não é só um rosto bonito e um corpo escultural. Ele tem talento e os diretores tem que aproveitá-lo cada vez mais em seus filmes. Guardem minhas palavras, muito em breve ele irá faturar um Oscar.

Tatiana Maslany é uma das atrizes mais talentosas que eu já vi. Torço muito para que ela ganhe espaço em Hollywood e consiga mostrar para o mundo o que ela fez na série Orphan Black. Além de bela, a morena consegue entregar varias facetas, trejeitos e sotaques. Ela é impressionante. Em O Que te Faz Mais Forte, sua personagem rouba a cena e é o grande destaque do filme. A história pode ser de Jeff Bauman e de como ele superou toda a tragédia, mas não se enganem, a verdadeira força e garra vieram de sua esposa. Que mulher incrível.

Mesmo com excelentes atuações, O Que te Faz Mais Forte tem problemas de ritmo e evolução. A história perde força e se arrasta em alguns momentos. O diretor poderia ter aproveitado melhor a história para comover e tocar o público. Faltou tempero e condução da trama, o que faz o filme cair de nível em relação aos outros longas do gênero.

De qualquer forma, vale a pena conhecer a história de um homem que teve uma nova chance para viver e conseguiu se reerguer com a ajuda de sua mulher, a verdadeira força do filme.

Você gostou desse filme? Conta pra gente nos comentários!