Ascensão de Ivar

Mid-season crava a Ascensão de Ivar!

Ontem (24) foi ao ar o mid-season finale da 5ª temporada de Vikings. Intitulado “Moments of Vision”, o capítulo marca a Ascensão de Ivar. CUIDADO, SPOILERS ABAIXO!

O fim dos tempos chegou!

O Ragnarok chegou a Kattegat. Conforme o Vidente já havia previsto, a morte de Ragnar desencadearia o apocalipse e a cisão do povo nórdico. Não satisfeitos com a primeira investida frustrada, Ivar e o Rei Harald retornam mais fortes do que nunca com o apoio do exército parisiense. Seria esse o fim do reinado de Lagertha?

A personagem vivida por Katheryn Winnick é uma figura importante para série. Além de representar em tela a força e poder da mulher, ela se destaca com uma das personagens mais antigas da produção. Lagertha está presente na série desde o primeiro episódio e é muito querida pelos fãs. Sua morte já havia sido prevista pelo Vidente: “Você morrerá pelas mãos de um dos filhos de Ragnar”. Contudo, nós rezamos e torcemos para que essa hora nunca chegue.

As mortes

Como já era de se esperar, o mid-season finale de Vikings seria épico e viria acompanhando de um banho de sangue. O exército de Ivar e Harald é impressionante e destaco as cenas em campo aberto na qual conseguimos ter uma noção da quantidade de dublês envolvidos na hora da batalha. Novamente a direção da série deu um show e entregou aos fãs um episódio num nível cinematográfico.

Confesso a vocês que estava apreensivo com relação as mortes. Não sabia o que esperar e torcia para que as baixas fossem mínimas. “Moments of Vision” entregou a Ascensão de Ivar de uma forma “menos catastrófica” do que eu esperava.

Björn e Heahmund tiveram bons momentos no episódio e lutaram bem. Porém, destaco o embate entre: Ubbe x Hvitserk – os irmãos negaram lutar entre si e ambos sobreviveram, Harald x Halfdan (morto), Lagertha x Astrid (morta), Hvitserk x Guthrum (morto). Assim como seu pai, a princesa Snaefrid (nova esposa de Björn) também foi morta na batalha.

A Ascensão de Ivar crava o protagonismo do personagem!

Alex Høgh vem dando um show na 5ª temporada de Vikings. Logo após a morte de Ragnar (Travis Fimmel) pensei que o protagonismo da série fosse ficar dividido entre Björn e Ivar. Contudo, o filho mais velho do antigo Rei perdeu força na trama e seu irmão mais novo ascendeu como o grande protagonista.

Ivar é um personagem intrigante e muito carismático. Imponente, forte, insano, vingativo, violento e um excelente estrategista, ele vem brilhando e se destacando cada vez mais na série. Mesmo ele tomando atitudes questionáveis e literalmente colocando fogo na trama, não tem como não amá-lo.

Estou ansioso para vê-lo bater de frente com Alfred O Grande.

O legado de Ragnar

Sem medo de exagerar, cravo a morte de Ragnar como um dos momentos mais impactantes da TV. Mesmo sendo baseada em fatos históricos e nós já sabendo o destino do personagem, ver o protagonista de Vikings morrer em plena 4ª temporada foi muito complicado. O sentimento de vazio e apreensão com relação ao futuro da série tomou conta do meu coração e acredito que de muitos de vocês.

Ver a ascensão de Ivar é empolgante, mas, observar o legado de Ragnar sendo destruído por conta de uma vingança, é triste. O antigo Rei tinha o sonho de expandir o território nórdico e estabelecer o seu povo num lugar onde eles pudessem plantar cultivar e ter uma qualidade de vida melhor do que em Kattegat e na Noruega. Infelizmente seus filhos não honraram seu desejo e ainda acabaram destruindo a família Lothbrok.

Ivar ainda tem muitos grandes feitos e conquistas pela frente, mas, a maldade e sede de sangue em seu coração nunca o farão chegar aos pés do grande homem que seu pai foi um dia. Saudades Ragnar. Vida longa ao Rei nos salões de Valhalla!

O futuro de Floki

Desde que perdeu sua filha, esposa e melhor amigo, Floki busca um propósito na vida. O personagem sempre foi muito fiel a fé nórdica e a princípio demonstrou que teria um arco interessante na 5ª temporada. Porém, o embate entre as famílias que ele levou para o novo mundo chegou num divisor de águas.

A saída adota por Floki para resolver esse caso foi um tanto quanto desesperadora. É isso mesmo, gente? Ele irá se sacrificar como oferenda aos deuses para acabar com a briga? Qual o sentido nisso? Por quê? Torço para que seja só um blefe. Contudo, não me surpreenderia se o ator saísse da série, afinal, ele já foi confirmado na 2ª temporada de Westworld e talvez esteja interessado em novos desafios. Vamos esperar pra ver a resolução desse caso.

O que vem por ai?

O mid-season finale termina com o exército de Lagertha derrotado e com Ivar indo para Kattegat tomar o poder. Agora, o que será que vai acontecer daqui pra frente? Vamos pontuar algumas coisas:

  • Por que o cabelo de Lagertha ficou branco? Entendo que não houve salto temporal e que talvez a personagem tenha ficado desse jeito por conta dos horrores da guerra. Porém, será que ela enlouqueceu? Será que ela morrerá no retorno da série?
  • Para onde Björn, Heahmund e Ubbe irão?
  • Ivar trairá o Rei Harald e tomará Kattegat para si?
  • Rollo está indo para Kattegat? Com qual propósito? Será que ele pode mudar de lado na guerra e acabar apoiando Björn?

Muita coisa boa vem por ai. Portanto, fique ligado no Nerd Break e acompanhe a 5ª temporada de Vikings conosco. Não se esqueça de deixar nos comentários a sua opinião sobre o episódio e nos contar as suas teorias do que vem por ai.

Siga nossas redes sociais:

Leia também:

Assista também: