Ivar

Ivar deve assumir o protagonismo da série!

No especial de hoje da série Vikings, vamos falar de um dos personagens que mais nos chamaram a atenção dentre as últimas temporadas: Ivar “Sem Ossos”. Avisamos que ESSE TEXTO CONTÉM SPOILERS. Continue lendo somente se estiver atualizado com a 4ª temporada, senão é por sua conta e risco, ok?

Siga nossas redes sociais:

Predestinado a uma vida de maldições ou de grandes conquistas?

Ivar é fruto de uma relação fadada a uma maldição. Mas alguém teimoso não ligava para tais superstições.

Ragnar ignorou a previsão de Auslaug de que ela não poderia ter relações com ele por três dias, caso contrário um possível filho nasceria com problemas de formação. Dito e feito, Ragnar passou por cima das palavras de Aslaug e o filho do casal nasceu com problemas de formação dos ossos das pernas, condição que lhe garantiu o apelido.

Mesmo sendo herdeiro de uma “maldição”, Ivar provou a todos que não era um filho que seria relegado ao ostracismo, mas sim o Viking que soube provar a todos que era tão forte quanto seus irmãos e seu pai, senão um brilhante estrategista com qualidades de um futuro rei.

Grande estrategista, sábio observador e ambicioso

Em Vikings, Ivar provou ter qualidades muito distintas de seus irmãos, estes que eram mimados e convencidos. Uma vida repleta de desafios e provações fez com que desse a volta por cima, aprendendo a ser resiliente nas situações mais complexas – tanta amargura criaram nele uma casca grossa e uma personalidade muito forte.

Abaixo trazemos a vocês algumas das características marcantes de Ivar “Sem Ossos”.

Ódio pelos católicos e aproximação com Floki: A proximidade de Ragnar com Ivar sempre foi conturbada. O pai, de início, não aceitou o filho como um verdadeiro herdeiro de seu legado e muitos sugeriram que ele fosse “sacrificado”, dada as suas imperfeições. Entretanto, a sua mãe o protegeu e fez com que ele se tornasse um homem .Dado que o pai não fora uma figura presente, Aslaug incumbiu Floki a figura de mentor. Sua convivência com o excêntrico viking fez com que ele herdasse uma característica bastante típica, o ódio pelos católicos, indo contra o que Ragnar acreditava. Se isso foi algo intencional de Aslaug contra Ragnar, cabe ao espectador decidir.

O estrategista: Ivar constantemente provocava seus irmãos exaltando que era um guerreiro melhor que eles. A falta de modéstia não impressionava Bjorn, que, por ser o mais velho dos irmãos, tentava imitar os passos de seu pai e não ligava para “pequenas ambições”, até Ivar provar o contrário nas batalhas da Inglaterra. Alado de sua carruagem, colocou em prática uma estratégia de dissuasão contra os ingleses, vencendo uma importante batalha e provando a todos ser uma peça importante entre os vikings de Kattegat.

Imprevisível: A jornada de Ivar com Ragnar na Inglaterra, que buscava redenção após os seus diversos erros, foi um dos momentos mais emblemáticos de Vikings, em particular a conversa que o pai tem com o filho momentos antes de ser levado ao rei Aelle. Ragnar fala para Ivar que, entre todos os seus filhos, ele era o mais importante para o futuro do povo viking. A sua imprevisibilidade, raiva e ambição eram fatores que o destacavam entre os demais e isso o tornaria um importante guerreiro no futuro. Ivar teve o papel de contar a todos em Kattegat de que Ragnar fora morto pelos ingleses e que caberiam a eles vingar a morte de seu pai. Dito e feito, a promessa foi cumprida.

Contexto Histórico

Ivar the Boneless foi o mais célebre dos reis “filhos de Ragnar”. A origem do apelido “sem ossos” é incerta – o mais aceito é que realmente faça alusão a alguma má formação física, seja de nascença, como a série mostra, seja por alguma doença degenerativa (como a miastenia, que aflige Stephen Hawling).

Seja como for, tinha a fama de ter braços tão fortes que suas flechas seriam mais poderosas que as dos companheiros.

Ivarr liderou um exército que invadiu a Grã-Bretanha em 865 e se estabeleceu em York, norte da Inglaterra. Depois ainda dominou Dublin, assumindo ali o posto de rei.

Texto extraído da Revista Super Interessante

O que o destino reserva para Ivar?

A série tende a seguir as passagens que ocorreram nos verdadeiros contos dos filhos de Ragnar.

Na quinta temporada veremos uma maior presença de Ivar como uma das principais forças motrizes da trama, em destaque ao final totalmente inesperado da última temporada, Ivar possivelmente sofrerá uma punição severa, o que o tornará ainda mais vingativo.

Uma suposta divisão entre os irmãos, a morte de Lagertha por um de seus filhos, sendo Ivar um dos potenciais responsáveis são possíveis caminhos. Enfim, a lista de probabilidades é imensa e teremos muitas surpresa pela frente.

trailer da 5ª temporada de Vikings

E você, acha que Ivar será uma grande figura na próxima temporada?

Leia também:

Assista também: