Neve Negra

No dia 8 de Junho, Neve Negra chegará às telonas do Brasil, trazendo o que é até agora a maior produção argentina do ano. Essa crítica NÃO CONTÉM SPOILERS.

Mas afinal, o filme é bom?

Neve Negra é um misto de gêneros condensado numa história curta e de fim aberto. Martín Hodara é o argentino responsável pelo longa que é essencialmente composto por 3 personagens.

Marcos (Leonardo Sbaraglia) e sua mulher, Laura (Laia Costa) estão viajando. No retorno ao lar, Marcos se encontra com seu irmão (Ricardo Darín), e os irmão tem a venda de terras para discutir, já que a oferta é gigantesca.

O enredo aparenta ser bem superficial e de certa forma até é, porque o foco é na história dos personagens e seus passados, e não de interesses particulares. Não é nenhuma história de novela, e isso é ótimo.

Algo que pode ser desagradável para alguns é a entrega do enredo. Ao longo do filme vamos testemunhando flashbacks que se misturam com o presente, dando dicas do passado das personagens. Como o foco é da relação entre 3 personagens, há bastante espaço para absorvermos as qualidades e vontades de cada um. Esse é um ponto forte do filme.

Sem detalhar muito a história, vemos o desenrolar ser montado diante de nossos olhos. Chamar Neve Negra de thriller faz sentido até certo ponto. Um grande pedaço do filme tem uma vibe de Silent Hill, onde mergulhamos no psicológico dos membros da família sem saber direito.

Se existe algum problema é de que o final, que dá um fim indigno do resto do longa. Dá para ver que isso irá afastar alguns, mas Neve Negra é um filme adulto, pesado e requere que você monte a trama na sua cabeça, junto ao protagonista. O ritmo também é lento, mas não fica cansativo ou alongado.

Em suma, Neve Negra é o thriller argentino do momento, com suspense e bastante tensão. Um elenco prestativo se entrosa bem com uma trama mais profunda do que parece. Como o próprio diretor disse na coletiva após o filme, temos que aproveitar produções dos nossos irmãos latino americanos. Não leve crianças para ver esse.

Está interessado pelo filme? Nos diga o que pensa nos comentários aí embaixo.

Câmbio e desligo.