Katheryn Winnick Vikings

Lagertha é a verdadeira representação do girl power na TV!

No nosso especial hoje da série Vikings, vamos falar de uma das personagens mais icônicas da série, Lagertha. Já aviso que ESSE TEXTO CONTÉM SPOILERS.

Katheryn Winnick

Siga nossas redes sociais:

A importância da personagem

Interpretado pela bela atriz Katheryn Winnick, Lagertha teve uma origem humilde e simples. Filha de fazendeiros, sua vida foi sempre pautada em muito trabalho e luta. Garra não faltou para ela, que sempre defendeu sua família com unhas e dentes.

Desde o primeiro momento que a conhecemos na trama, a personagem apresenta seu histórico como escudeira nas batalhas, o que já nos surpreende. Esquecendo por um segundo que estamos falando do povo nórdico, chega a ser impressionante a força e poder de combate da personagem (não menosprezando e nem diminuindo as mulheres, ok? Antes que entendam errado).

Estamos acostumados (e isso vem mudando a cada produção) com mulheres poderosas no âmbito político, corporativo, legislativo e em outros pilares da sociedade. São poucos os exemplos de mulheres fortes, guerreiras e que efetivamente lutando (luta corpo a corpo) contra os homens. Precisamos de mais Imperatrizes Furiosas, Aryas Stark, Sarah Connor e Lagerthas nos cinemas e na TV.

Lagertha

O contexto histórico

O nome de Lagertha é citado nas crônicas de Saxo Grammaticus (Historiador, teólogo e autor das terras da Dinamarca) especificamente no 9º livro Gesta Danorun, escrito no século XIII. O livro é uma das mais importantes e ambiciosas peças históricas sobre a Dinamarca Medieval. Mesmo sendo uma importante fonte, parte das passagens de Lagertha são tidas como ficcionais.

As primeiras citações de Lagertha remontam sua empreitada contra o rei Frø da Suécia, após este ter invadido a Noruega e matado o seu rei, Siward. Na ocasião, Siward é relatado como o avô de Ragnar Lothbrok. Ragnar, ao saber disso e de que Frø havia colocado todas as mulheres da corte em um bordel, jura libertar a todos e matar o usurpador do trono. Lagertha lidera as mulheres da corte contra o Rei Frø junto com as tropas de Ragnar, que acabam ganhando a incursão.

Ragnar acaba por se impressionar pela coragem de Lagertha e a pede em casamento. Dessa união, eles tiveram um filho, Friedleif, assim como duas filhas, cujos nomes não são citados no Gesta. Mas o casal não durou por muito tempo juntos. Ragnar pede o divórcio de Lagertha para se casar com Thora Borgarhjört, filha do rei Herraud da Suécia.

Em certa ocasião, após Ragnar voltar da Dinamarca de suas incursões afora, a Dinamarca se vê em mais uma nova guerra civil. Diante desse fato, Lagertha o ajuda com 120 navios para vencer o novo impasse militar.

Ao retornar para a Noruega, Lagertha briga com o seu novo marido e acaba por mata-lo com uma ponta de lança que estava escondida em sua roupa. A conclusão da epopeia, de acordo com Saxo, é que Lagertha usurpou o trono de seu marido e de toda a sua soberania.

Fontes: Saxo Grammaticus. “The Danish History, Book IX”.

Lagertha

De Fazendeira a Rainha

A jornada da personagem é um dos pontos mais atrativos da série. Avaliando as quatro temporadas como um todo, é extremamente empolgante ver de onde ela saiu (fazendeira) pra onde ela chegou (rainha).

Lagertha nunca pediu por isso, nunca ambicionou o poder, porém, ela soube caminhar e se adaptar a cada mudança que a vida lhe apresentava. Ela nunca se acomodou ou deixou de lutar pelos seus ideias, pelo que acredita e acima de tudo, pelo que ela sente.

Que mulher, que guerreira, que mãe, que rainha, que desperdício Ragnar seu burro!

guerra civil nórdica

Atrás de um grande homem existe uma mulher maior ainda

É curioso avaliar a frase acima. Mesmo Ragnar sendo o grande herói, estrategista, visionário e lenda nórdica na vida real e na série, é Lagertha quem o apoia e impulsiona no início de toda essa jornada. Se não fosse por ela ao seu lado, nada disso teria acontecido. Por isso, coloco os dois no mesmo patamar e grau de importância para a série.

Muitos de nós (acredito que inclusive eles) torciam para que desde o surgimento da Princesa Aslaug, Ragnar e Lagertha voltassem a ficar juntos. Ele foi um babaca, enquanto ela se posicionou, manteve a honra, dignidade e seguiu o seu caminho. #MulherãoDaPorra

Palmas para ela e que decepção para ele!

Lagertha

Como ela irá morrer?

Já é certo que a veremos na 5ª temporada da série, porém, como o próprio vidente já previu, um dos filhos de Ragnar irá matá-la. Agora a pergunta que não quer calar, qual?

Lagertha

1) Ivar Boneless

Essa seria a escolha mais óbvia. O Sem Ossos foi o filho de Aslaug que mais ficou revoltado com a morte da mãe nas mãos da antiga escudeira. Sua fúria só é contida pelo respeito e medo (Será? Acho que não, só respeito mesmo) que ele tem de seu irmão mais velho, Björn Ironside. Mas, até quando o aleijado irá se conter? Vamos torcer para o Bispo Heahmund mantê-lo muito ocupado na Inglaterra antiga.

2) Ubbe

O outro candidato ao posto de assassino de Lagertha seria o filho que mais se parece fisicamente com o pai (até o corte de cabelo dos dois está igual). Ubbe também ficou revoltado com a morte da mãe e busca vingança. Diferente do anterior, aposto sim que esse tem medo de Björn, o que o incapacita de executar a vingança.

3) Björn Ironside

Esse seria um plot twist (reviravolta) e tanto. O que levaria o filho matar a mãe? Sede de poder? Desejo de ser rei? Como estamos falando de vikings, esse é uma opção a se cogitar. Seria surpreendente e revoltante ao mesmo tempo. Vamos aguardar pra ver.

Leia também:

Assista também: