Ao falar de jogos, sempre é mencionada alguma denominação usando iniciais, como RPG, FPS, RTS, MOBA e vários outros. Que tal dar uma olhada no significado dessas siglas e entender alguns gêneros um pouco melhor?

Siga nossas redes sociais:

“Sua base está sendo atacada!”

O termo RTS é mais popular com os marmanjos, e têm sua comunidade dedicada. Esses jogos seguem estilos onde a câmera é posta acima do campo de batalha, e tudo fica pequeno. Os jogadores controlam exércitos enormes enquanto administram as suas unidades e recursos. Jogos como Starcraft, Warcraft, Age of Empires e Total Annihilation se encaixam no gênero de Real Time Strategy, ou Estratégia em Tempo Real.

“PENTAKILL!!!”

Hoje em dia, graças ao famoso League of Legends, que tem a sua abreviação própria, o LoL, MOBAs ficaram super populares. No pico da árvore genealógica do gênero vem DotA, que em si é uma sigla também, significando Defense of the Ancients. Ele foi um mod de Warcraft 3 e criou os Multiplayer Online Battle Arenas, os MOBAs. Esses games usam características similares ao de RTSs, mas ao invés de cada jogador controlar um exército, ele controla um soldado. O objetivo de cada time é destruir a base do inimigo, sem deixar que a sua seja derrubada primeiro. Outros games populares do gênero são DotA 2, Smite e Heroes of the Storm.

“Me dê cobertura, estou recarregando!”

Esse pode ser um pouco mais fácil, principalmente porque diferente dos MOBAs, que surgiram na metade dos anos 2000, os FPS estão no mercado desde 1992, com o aclamado Wolfenstein 3D. Vários games usam um modelo de câmera onde vemos o mundo pela perspectiva dos olhos do personagem. Esse tipo de visão é chamada de primeira pessoa, e em inglês, First Person. A última letra “S” vem da palavra Shooter (Atirador), logo o termo FPS só pode ser usado para jogos de tiro em primeira pessoa. São os Call of Duty, Battlefields e Counter-Strikes da vida.

“Cuidado! Granada!”

Existe também o termo Third Person, que usa a visão em terceira pessoa. Esse modelo de câmera, exibe as costas do personagem e mostra o que está a sua frente. É como se a câmera estivesse acima e atrás do ombro do personagem. Jogos desse tipo são Gears of War, Just Cause e Uncharted.

“Vitória! Você ganhou 100g e 275 Exp.”

RPG é provavelmente a sigla mais popular. Role Playing Games é traduzido literalmente como Jogos de Interpretação de Papel do inglês. Funciona como se o jogador fosse um personagem em uma peça, quase incarnando o personagem. Conforme o gênero foi ficando popular, a essência dele foi se perdendo e praticamente qualquer jogo se categoriza como um. O termo MMORPG também ficou extremamente popular graças a jogos como World of Warcraft e Everquest. O MMO significa Multiplayer Massive Online. Esses são RPGs que são jogados online, com um número massivo de outros jogadores no mesmo mundo.

Essas são as siglas mais populares de jogos contemporâneos, mas não significa que só existam esses. Ainda existem subgêneros, tais como: Bullet Hell (Inferno de Balas) como Touhou, ou aqueles jogos de arcade nas festas em buffets com zilhões de tiros. Hack n’ Slash são os jogos onde você Bate e Corta, aniquilando dezenas senão centenas de inimgos em rápida sucessão, como nos Dynasty Warriors. Existem também os famosos Metroidvanias, que pegam os aspectos mais importantes da exploração, plataforma e combate das renomadas sagas Metroid e Castlevania. Games como Rogue Legacy, VVVVVV e Axiom Verge se encaixam na descrição.

Hoje em dia, desenvolvedores de games têm inúmeras ferramentas as suas mãos. Para muitos casos, o único fator limitante é a criatividade do criador. É claro que ainda existem centenas de outros gêneros e subgêneros, mas cobrir todos seria quase impossível.

E aí, deu pra entender um pouco melhor as siglas? Qual é o seu gênero favorito? Comente!

Assista também: