Björn Ironside

Björn Ironside, o futuro da série

No especial de hoje da série Vikings, vamos falar de um personagem que cresceu muito desde o início da trama, Björn Ironside. CUIDADO, SPOILERS ABAIXO!

Desde o início da série acompanhamos sua jornada de crescimento, amadurecimento, e aprendemos um pouco da cultura nórdica através de suas experiências. Com o tempo, passamos a respeitá-lo e admirá-lo como grande guerreiro e homem que se tornou. Mas, o que o torna tão importante para a série?

Siga nossas redes sociais:

O sucessor de Ragnar?

Interpretado pelo ator Alexander Ludwig, Björn Ironside ou Flanco de Ferro, recebe esse “apelido de guerra” de seu pai, por nunca ter se ferido gravemente em campo de batalha. Habilidoso, feroz e muito inteligente. Desde pequeno, o menino sonhava em lutar e se tornar um grande homem como seu pai Ragnar Lothbrok, o maior herói e lenda viking, e suas atitudes e decisões foram trilhando esse caminho.

Só recapitulando, o jovem já enfrentou inúmeras batalhas, matou um urso pardo com as próprias mãos, derrotou seu tio Rollo num combate corpo a corpo e recentemente, liderou o maior exército viking já visto até então.

O candidato perfeito!

Aqueles que acompanham e estão atualizados com a série, sabe que Ragnar morreu e deixou o protagonismo vaga. E agora? Quem assumirá esse posto? Vou listar a vocês motivos que fazem do filho mais velho o candidato perfeito para a função.

1) Flanco de Ferro: começando pelo “título” que ele carrega, um líder viking é respeitado pela suas conquistas, mas muito pelos seus feitos em campo de batalha. Acho que o “apelido” já explica perfeitamente porque ele é um candidato perfeito.

2) Por ser o mais velho: como já falamos acima, são os feitos e conquistas que fazem um viking ser respeitado, a idade não conta muito nesse caso, mas, Björn tem a experiência e vivência ao seu favor, o que o torna o mais maduro dentre os filhos de Ragnar.

3) Pelo carisma: Alexander é um ator que iniciou sua participação de forma tímida e secundária. As atitudes e feitos de seu personagem o deram destaque e fizeram seu papel se sobressair dentre os outros. Tirando Ivar que também é muito carismático, Björn pode assumir o protagonismo da série pelo conjunto da obra e jornada até agora.

4) Pela similaridade com Ragnar: mais alguém reparou o quão parecido com o pai ele está? A forma de falar, de pensar, as decisões, os diálogos, tudo tem remetido ao grande rei nórdico. Preciso dizer mais alguma coisa? Não né?

5) Por sua liderança: como já lhes disse acima, seu destaque e ascensão se dão há muito tempo. O feito de ter reunido e conduzido o maior exército viking da história, fazem dele o verdadeiro sucessor do pai.

Contexto Histórico

Muito do que é contado na série foi adaptado de modo a agradar as demais audiências, assim parte da história original dos personagens foi um pouco alterada. A história original de Björn Ironside (Bjǫrn Járnsíða) é um pouco distinta da série Vikings.

Björn é tido como uma figura lendária, filho também de outra figura lendária, Ragnar Lothbrok. De acordo com as estórias dos Contos dos filhos de Ragnar (Ragnarssona þáttr), Bjorn fora um poderoso rei da Suécia, um dos primeiros da dinastia Munsö. Já maduro, assim como o seu pai, saqueou diversos reinos e terras da Europa, mas as aventuras que o tornaram famoso foram nas terras do mediterrâneo.

Suas empreitadas no século IX iam desde a península itálica até a ibérica. Nesta última, perto do estreito de Gilbraltar, enfrentou a armada dos sarracenos de Al-Andalus, que na época dominavam a Espanha.

Diferente da série, Björn Ironside não é filho de Lagertha, mas sim da princesa Aslaug. Seus irmãos o ajudaram a conquistar parte das terras dos países nórdicos, dentre elas Zelândia, Jutlândia, Gotlândia e Olândia, pequenas ilhas e terras que cercam a Dinamarca, Noruega e Suécia.

Björn Ironside

Você gostou de saber um pouco mais sobre esse personagem? Qual outro você gostaria que fizesse parte do nosso especial? Conta pra gente nos comentários.

Leia também:

Assista também: