1ª temporada 13 Reasons Why

Fala galera! Hoje vamos falar da 1ª temporada de 13 Reasons Why. Vem comigo saber tudo sobre este excelente drama. CUIDADO, ESSA CRÍTICA CONTÉM SPOILERS!

primeiro teaser da 2ª temporada

Siga nossas redes sociais:

Mas afinal, a 1ª temporada de 13 Reasons Why é boa?

A 1ª temporada de 13 Reasons Why é uma série produzida pela Netflix e baseada no romance Thirteen, escrito por Jay Asher. Foi adaptada por Brian Yorkey, além da presença de Selena Gomez como produtoraA primeira temporada teve treze episódios, que já estão disponíveis.

A série conta a história de Hannah Baker (Katherine Langford), uma jovem de 17 anos que comete suicídio e antes disso grava sete fitas com 13 motivos por que acabou com sua vida e todas as pessoas responsáveis pela sua decisão.

Clay Jensen (Dylan Minnette) é quem recebe uma caixa com as fitas de áudio gravadas por Hannah, sua antiga paixão de escola. Ele então começa a descobrir todo o sofrimento que ela havia passado e acaba querendo fazer justiça com as pessoas que estavam nas gravações.

Muitos podem achar que, pelo elenco ser integrado por jovens em sua grande maioria, a história seria mais um romance adolescente e estão completamente enganados. São poucos séries dramáticas que costumam chamar minha atenção, mas 13 Reasons realmente está num nível muito elevado e traz uma história forte e marcante, com fatos que são realidades na vida de muitas pessoas!

As atuações de Katherine e Dylan estão sensacionais e eles nos trazem todo o sofrimento que são levados a sentir, principalmente Hannah. Ela sofre todos os tipos de abusos de seus supostos amigos (inclusive estupro) e busca por ajuda com os pais e tutores da escola e acaba que ninguém realmente dá atenção para os problemas sofridos por ela.

Clay é o outro ponto forte da série, sempre buscando a verdade e a justiça para aqueles que merecem. A gente torce para que ele tenha êxito e fica triste por ele também estar nas fitas. Entendo que ele poderia ter agido com mais firmeza, mas é o jeito dele. Um garoto extremamente tímido e desajeitado que ao conseguir sua chance com Hannah, acaba sendo rejeitado. A ação da garota desmontou ele e fez com não tivesse outra reação que não fosse fugir.

O mais interessante é ver sua evolução, tendo coragem em momentos que antes da morte de Hannah ele não teria, como quando ele confronta Kyle. Talvez se ele não estivesse nas fitas, o resultado final de suas ações não existiriam e as consequências não teriam nenhum efeito.

A série também desmistifica toda aquele mundo maravilhoso que achamos que são as escolas americanas e seus grupos de cheerleaders e jogadores de futebol americano, basquete, etc. Inclusive os maiores vilões são eles, mostrando tudo de ruim que uma pessoa pode fazer para ser o melhor ou até esconder seus piores segredos.

Os dois episódios mais impactantes são os que Clay ouve sua fita e onde Hannah é estuprada pelo Kyle. Essa cena é a mais pesada da série e mostra todo o sofrimento que ela passou acumulado em uma só ação e onde ela não tinha escapatória.

E que essa série sirva de lição para os agressores e chame a atenção dos pais, professores e alunos e você que está sofrendo qualquer tipo de agressão e violência, que essa história te ajude e dê força para enxergar uma saída. Lembrem-se, vocês não estão sozinhos, nós sempre estaremos com vocês!

Assista a 1ª temporada de 13 Reasons Why, você não irá se arrepender. Não se esqueça de contar pra gente o que achou, ok?