Bispo Heahmund

Bispo Heahmund, o novo antagonista da série!

No nosso especial de hoje sobre Vikings, vamos falar um pouco do Bispo Heahmund, personagem que será vivido pelo ator Jonathan Rhys Meyers e que promete dar muito trabalho ao povo nórdico na próxima temporada.

O vilão chega as telas com um único objetivo: libertar a Inglaterra dos Vikings. Vale ressaltar que o ator já tem experiência em histórias de época e carrega o papel do Rei Henrique VIII da série Tudors em seu currículo.

O contexto histórico

Como já falamos algumas vezes, Vikings é uma produção do History Channel e traz personagens reais em sua trama. O novo personagem da série é mais um elemento histórico que possivelmente mostrará o processo de cristianização que ocorreu na Escandinávia entre os séculos VIII e XII d.C.

Apesar de pouco conhecido, o Bispo Heahmund era não só uma figura católica, mas também um guerreiro, combinação comum na Era das Trevas. Atuou como o bispo de Sherborne, entre 867 e 868 d.C, tendo papel ativo no combate aos Vikings na Inglaterra.

Especificamente na série, que retrata a época da Baixa Idade Média,  temos a consolidação da Igreja Católica como força motriz política na Europa, a expansão do cristianismo em regiões pagãs era de essencial estratégia para o Papa. Lembramos que a Europa entrou em um processo de “reclusão” logo após a queda do Império Romano no Ocidente, tendo os povos bárbaros assolando boa parte de seus territórios, os árabes conquistando o mar mediterrâneo e os vikings surgindo nas terras mais longínquas ao leste.

Perto do século VIII, já com dinastias de maior expressão consolidadas e o papado exercendo influencia nas decisões políticas das principais casas reais, a remoção das religiões pagãs era essencial.  Forças guerreiras, representando a cruz e a espada, dependiam de representantes como o Bispo Heahmund.

Heahmund x Ivar Boneless

A partir da metade da temporada passada Ivar foi um dos personagens que mais cresceu e se destacou na trama. Um dos embates mais aguardados do quinto ano da série, é entre o Bispo Heahmund e o filho mais novo de Ragnar.

Já sabemos que os irmãos Lothbrok seguirão caminhos separados. Pelo andar da carruagem, será Ivar quem ficará na Inglaterra tentando expandir o domínio nórdico, o que torna eminente o embate entre os dois. Agora a pergunta que não quer calar, quem sairá vivo dessa guerra?

Quais são as suas expectativas para a chegada do novo vilão? Qual personagem de Vikings você gostaria de conhecer melhor? Conta pra gente nos comentários!

Siga nossas redes sociais:

Leia também:

Assista também: