São elas, com certeza são as maiores, mais belas, emocionantes, duradouras e colecionáveis Sagas de quadrinhos da Marvel!

Fala Nerds! A Marvel já produziu milhares de quadrinhos em toda a sua existência. Mas dentre eles existem aquelas histórias que todo fã, TEM que conhecer.

Estas são as histórias que moldaram as vidas dos heróis, vilões, universos, entidades cósmicas, da Marvel e inclusive de vocês (hehe). Confira a seguir!

Guerras Secretas

Considerada a primeira mega saga da Marvel, esta só ganhou esse nome, pois a Mattel queria vender brinquedos dos personagens e sabia que os jovens respondiam bem a palavras como “guerra” e “secreto” (vai entender…).

A história começa quando a entidade cósmica Beyonder cria um planeta, pega os maiores heróis e vilões do universo e coloca todo mundo lá. Após isso ele divide-os em dois grupos (Bonzinhos e Malzinhos) e fala: “Quem derrotar seus inimigos terá todos os seus desejos atendidos. Lutem!”. Simples assim. Menos é mais.

Nos 12 volumes o quebra pau é INSANO pois, inimigos mortais estão no mesmo time e o planeta foi feito pra isso. É difícil pensar em alguma saga tão impactante de cronologia.

Na época houve o lançamento de uma sequência direta, mas foi um fracasso total. E nos dias atuais houve um relançamento.

Momento Cultura Nerd: Foi neste planeta que o Homem-Aranha encontrou o simbionte que grudou-se a ele e deu origem ao personagem Venom.

A Era do Apocalipse

A Saga se inicia quando o mutante Legião, filho do Professor Xavier, volta ao passado para matar o Magneto.

A tentativa fracassou, e por engano mata seu próprio pai. Esse evento desencadeou drásticas mudanças na linha do tempo, sendo uma delas o início da guerra mutante do Apocalipse pela supremacia dos mais fortes e o domínio mundial (que ele efetivamente conseguiu).

A Marvel acertou a mão nessa. A saga é cheia de reviravoltas, novos personagens surgem, novas equipes e clãs se formam, Magneto torna-se líder dos X-Men, entre outros. Mas além de tudo isso, o resultado principal da saga do Apocalipse é a belíssima obra-prima abaixo. #aplausos

A Saga do Massacre

O que aconteceria se todo o ódio, raiva, rancor e amargura de alguém fosse canalizado, juntamente com seu gigantesco poder psíquico e magnético?!

Pois bem, foi assim que um dos vilões mais barra pesada surgiu no universo Marvel.

Após diversos atos de maldade de Magneto, o Professor X utilizou seus poderes para deixa-lo catatônico. Porém ao faze-lo, uma parte da psiquê de Max Eisenhardt (sim, o verdadeiro nome do Magneto não é Erik Magnus Lehnsherr) juntou-se a sua. A mescla de todos estes sentimentos ruins e reprimidos criou a “segunda personalidade” de Xavier.

Essa segunda personalidade era tão forte, que foram necessárias parte das equipes mais famosas da editora, juntamente com caras que alteram realidades e são de outras dimensões para “desenvolver a história”.

O enredo desta saga é tão sinistro e cheio de intrigas, que beira um suspense sem deixar a pancadaria de lado. Provavelmente é a única história em que haverá um “lado negro da força” do Professor.

Obs: Notaram a semelhança da armadura do monstro com a de alguém? Muito loco não?

Guerras Infinitas

Talvez a saga mais épica de todas. Nessa aqui a editora extrapolou horizontes e quebrou paradigmas.

Lançada em 1992, e escrita pelo gênio Jim Starlin, a saga é uma sequência direta dos eventos ocorridos no quadrinho da Manopla do Infinito.

Quando o herói Adam Warlock usa a manopla para livrar-se de sentimentos e tornar-se um ser puramente lógico, Magus (o seu antagônico) nasceu. Este ser perverso usa então armas cósmicas para incapacitar nada menos que a Entidade cósmica Eternidade (é isso mesmo que você leu rs).

Não precisa dizer que os eventos que subsequentes são catastróficos, e tão gigantes que envolvem TODOS os seres mais antigos do universo, e até o próprio universo em si. O resto fica para a leitura…

Momento Cultura Nerd2: Esta saga é tão épica que resultou em um game de Super-Nintendo chamado “Marvel Super Heroes – War of the Gems”, e nada menos que dois filmes dos Vingadores. #OMG!

Guerra Civil

A última grande saga lançada pela Marvel, e talvez a mais conhecida pela geração atual, foi lançada entre 2006/2007.

A história teve início quando um grupo de “Super-Humanos” chamados Novos Guerreiros, persegue quatro vilões em um reality show. A perseguição é desastrosa, centenas de pessoas morrem, incluindo crianças.

Essa tragédia leva o congresso norte-americano a criar a Lei de Registro de Super-Humanos, que prega que todos que possuem poderes e identidades secretes devem ter suas atividades reguladas pelo governo.

O Homem-Ferro é o principal apoiador da Lei. O Capitão América seu principal opositor. Uma batalha intensa entre amigos começa. Essa saga choca pela veracidade com que os eventos ocorrem, ou seja, prepara-se para sangue e mortes.

Veredicto

Ler estas grandes sagas te dará um selo de “Padawan Marvel” pois, o universo da editora é gigantesco.

Mas uma coisa é certa, estes são os quadrinhos que moldaram praticamente todos os atuais e que com certeza afetarão ainda mais a sétima arte hehe. Boa Leitura!

Leia também

Gostou da lista? Acha que está certa ou errada? Deixe seu comentários!

See you Space Cowboy…