The Dig
“Houston, nós temos um problema”

Toda obra prima pode não ser muito bem recebida pela crítica em seu lançamento. No cinema existem inúmeros casos, não seria diferente no mundo dos games e um deles basicamente é um cult do gênero aventura/point and click: The Dig.

Desenvolvido e lançado em 1995 pela LucasArts para PC e Macintosh’s e inspirado em uma das histórias de Steven Spielberg para a série Amazing Stores, The Dig traz a história de três personagens que devem impedir que um meteoro atinja a terra, colocando bombas em locais estratégicos que possam alterar a sua rota de colisão. O que eles não esperam é que, logo após explodirem alguns dos lados do meteoro – é um meteoro e não um aerólito – descobrem que o mesmo é totalmente oco por dentro. Ao se aventurarem em seu interior eles são transportados para outra dimensão, logo ao ativarem uma chave dimensional. Em questão de segundos eles se encontram em um planeta desconhecido e abandonado. A partir daí começa a aventura para desvendar o planeta e descobrir um meio de voltar para casa.

the dig 1

Você joga com o personagem Low, o comandante da expedição e conta com a ajuda de uma jornalista e linguista, Maggie e um arqueólogo, Brink. Boa parte do game gira em torno da interação com as tecnologias alienígenas e criar novas peças para abrir novos caminhos. Os puzzles são bastante desafiadores, o que fara com que o jogador perca algumas horas quebrando a cabeça interagindo com os personagens e o ambiente.

1_J5gtO0f_qQb4Uqt

A genialidade de The Dig conta não apenas quanto ao story telling de Spielberg e a visão de Lucas, mas sim quanto a arte do game e a trilha sonora. Todos os ambientes desenhados a mão e depois transferidos digitalmente são dignos de uma obra de Walt Disney. Os fortes tons dourados e roxos dão vida ao planeta alienígena, assim como as áreas submersas azuis. Todo esse ambiente é acompanhado pela trilha sonora de Michael Land, que capturou o ambiente enigmático e calmo do planeta. Acredito que sem essa trilha sonora o game não teria a imersão que tem, sinestesia na veia.

maxresdefault

The DIG é um clássico que deve ser revisitado por qualquer fã de ficção científica e de vídeo games em geral. Você pode comprar a versão remasterizada no Steam.