Fala galera! Essa semana a Batgirl completou 50 anos e pra comemorar vamos conhecer mais sobre uma das personagens mais marcantes do Universo do Homem Morcego!

Siga nossas redes sociais:

A origem

Barbara Gordon é a filha do comissário de polícia de Gotham City, James Gordon, e seu personagem estreou em Detective Comics # 359, na história “The Million Dollar Debut of Batgirl!” (1967), feita pelo escritor Gardner Fox e o desenhista Carmine Infantino.

Como Batgirl, a personagem atua principalmente em Gotham City, aliando-se com o Batman e o Robin original, Dick Grayson, bem como outros heróis proeminentes no Universo DC.

Em sua primeira aventura, ela auxiliou Batman e Robin a capturar o Mariposa Assassina. A Batgirl sabe tudo de tecnologia e é uma excelente detetive. Mesmo não tendo superpoderes, é incrível em resolver problemas e nunca desiste.

Em uma das melhores histórias do Batman, a Batgirl foi baleada pelo Coringa em Batman: A Piada Mortal, de 1988, e perdeu o movimento das pernas.

Incapaz de abandonar a luta contra o crime, ela se tornou especialista em sistemas de informação, informática e adotou o nome “Oráculo”, auxiliando todos os heróis e vigilantes fornecendo informações via internet.

Juntamente com Canário Negro e Caçadora formou o grupo conhecido como Aves de Rapina. Manteve um romance durante muito tempo com Asa Noturna.

Batgirl em todas as mídias

A personagem pode ser considerada uma das mais influentes de todos os personagens que estão atrelados ao Batman. E justamente por isso ela tem destaque em outras mídias além dos quadrinhos.

Na série de TV dos anos 60, a Batgirl foi interpretada por Yvonne Craig. Em 1997, no filme “Batman e Robin”, se é que podemos chamar de filme, a personagem foi interpretada por Alicia Silverstone.

Em 2002, Dina Meyer deu vida ao personagem na série de televisão produzida para a Warner, chamada Birds of Prey. Na série, Barbara Gordon, outrora Batgirl, já se encontra paraplégica e assumindo a identidade de “Oráculo”.

Leia também:

Assista também: