Fala galera! Hoje vamos falar sobre o filme O Escaravelho do Diabo e de como são tratadas as adaptações de livros no cinema brasileiro. Vem comigo!!

Para você que tem o NOW e o Telecine, já está disponível o filme O Escaravelho do Diabo, baseado no livro de mesmo nome, da editora Vagalume. Só que para quem leu o livro, sai decepcionado após assistir a adaptação.

O Filme x o livro

escaravelho-2

Para quem é da época dos livros lançados pela editora Vagalume, sabe do potencial das histórias contadas que deixavam nossa infância mais feliz. Confesso que era um leitor ávido de quase todos os livros da coleção.

E quando vi que o Escaravelho do Diabo teria um filme, fiquei bastante empolgado. Até assistir a adaptação. Começando com a escolha dos atores, que para mim, pareciam saídos diretamente de “Malhação”.

Infelizmente o filme não empolga, algumas cenas são muito mal feitas e o que era para ser uma excelente adaptação, acabou sendo uma decepção. O filme é curto, mas parece até que existia um pretexto para terminá-lo o mais rápido possível.

Os livros da editora Vagalume

xisto

Para quem não conhece, temos diversos livros que fizeram muito sucesso na época em que foram lançados, juntamente com o Escaravelho do Diabo.

Podemos citar toda a série das Aventuras de Xisto, Barcos de Papel, A Ilha Perdida, entre tantos outros. Eram histórias em sua maioria com histórias simples, mas que empolgavam todas as idades e que com certeza agradariam nos dias de hoje.

O potencial destes livros, mesmo já sendo um pouco antigos, é muito grande e poderia ser utilizado da melhor maneira possível pelo cinema brasileiro.

As adaptações brasileiras

Infelizmente o Brasil ainda não está preparado para algumas adaptações, visto o Escaravelho. Para mim o que falta é um pouco mais de atenção e preparo. O potencial desses livros é gigante e dariam ótimos filmes.

Assim como Harry Potter ou Jogos Vorazes, as aventuras de Xisto poderiam seguir esse caminho. Só que seria o tipo de filme que teria que ter um investimento grande e a utilização de bons atores para dar certo.

O Mistério do Cinco Estrelas ou O Rapto do Garoto de Ouro também trariam grandes filmes de suspense. E os meus favoritos, Barcos de Papel e A Ilha Perdida, seriam ótimas adaptações. A lista é muito grande e não faltariam histórias. Seria só achar a fórmula correta e o sucesso seria garantido.

E vocês, gostam das adaptações brasileiras? Gostariam de ver outros filmes adaptados dos livros da Vagalume? Não deixem de comentar!

Até a próxima!