Dolores continua desenvolvendo sua própria consciência

No episódio dessa semana de Westworld, Dolores,Willian e Logan chegam na cidade de Pariah. Eles vão ao encontro de Lazlo, que de forma bastante conveniente foi morto pelo Homem de Preto momentos antes e teve seu loop reiniciado. Agora ele é o chefe dos contrabandistas da cidade. Enquanto essa trama se desenvolve, Dolores tem suas alucinações intensificadas e começa a questionar cada vez mais a sua existência. Vem com comigo comentar os acontecimentos do episódio de ontem (30) da série. CUIDADO, SPOILERS ABAIXO!

dolores

Dolores continua se afastando completamente da sua linha narrativa e, quanto mais longe vai, mais se aproxima do labirinto e de possíveis respostas. Como disse semana passada, ela só não foi “reiniciada” porque está em contato com dois convidados. Mas o fato de estar tão longe faz com que Ford se interesse em conversar com ela, questionando principalmente sobre o último contato que ela teve com Arnold, seu falecido sócio. Aqui temos uma das revelações que o episódio apresentou: Arnold realmente queria destruir o parque e Dolores iria ajuda-lo na tarefa. Agora, o que aconteceu e por que ela é a única anfitriã daquela época que ainda está ativa?

dolores

Esse plano aconteceu 34 anos antes, tempo em que Dolores afirma ter tido a última conversa com o cientista. Após Ford ir embora chorando, ela afirma sozinha que não contou nada a ele. Não ficou muito claro para mim se está falando isso por causa do acordo que fez com Bernard sobre não contar sobre suas conversas ou se estaria conversando com o próprio Arnold. Só digo uma coisa: se isso tudo faz parte dos planos do antigo sócio do Ford para destruir o parque, ô pessoa para fazer planejamento a longo prazo hein! O ponto é por que a Dolores e não outro anfitrião? Com certeza ela tem papel decisivo na morte, ou não (acho que ele não morreu), do Arnold.

dolores

Enquanto ela continua tendo visões (o que confunde o expectador em relação ao que é real ou não), Willian e Logan tem uma briga, indicando um certo aflito entre os dois convidados. Também vemos o interesse de Logan em comprar o parque (ou seja, ele não é o representante que o Conselho enviou). Após descobrir que Lazlo enganou os confederados, Willian e Dolores resolvem fugir e, quando eles estão encurralados, ela se dá conta que seu papel não precisa ser de uma Donzela. Achei essa cena bastante simbólica, pois tira a mulher da posição submissa e a coloca na linha de frente, enfrentando e resolvendo os seus próprios problemas.

A cidade de Pariah deixou tudo mais real. Como o próprio Logan afirmou “quanto mais longe de Sweetwater, mais intenso e realista fica o jogo”. Acredito que, por causa disso, o labirinto estará próximo às extremidades do parque, talvez na guerra dos confederados. Os núcleos aparentemente vão se encontrar por lá. Dolores já está a caminho e Homem de preto, junto à Teddy, também estão chegando. Falando no Homem de preto, que cena entre ele e o Dr. Ford meus amigos. Ver Ed Harris e Anthony Hopkins atuando juntos é realmente muito bom. A série sugere que os dois se conhecem, se respeitam, mas há um certo atrito no ar.

dolores

Voltando no que eu disse semana passada, Dr. Ford sabe de tudo. Ou vocês ainda acham que foi muita coincidência aquela criança aparecer para o Homem de Preto. Mas o estranho é o repentino interesse de Ford nas motivações do Convidado em chegar no labirinto. Ele se disponibilizou a responder qualquer coisa que o vilão quiser saber. Mas o personagem de Ed Harris disse que o sócio ao qual ele perguntaria algo já morreu. Será a consciência de Arnold está nesse labirinto e é por isso que o Homem de Preto quer tanto chegar lá? Eu continuo achando que Arnold ainda está vivo, mesmo que seja na forma de inteligência artificial.

dolores

No fim do episódio Elsie descobre que alguém de fora está roubando dados do parque. Já a anfitriã Maeve surpreende Felix, o restaurador de anfitriões mortos. Segundo o trailer que a HBO liberou ontem dos episódios que estão por vir, ela pedirá para ele reconfigurar algumas coisas. Esse foi mais um episódio que, apesar de responder algumas coisas, me deixou com ainda mais perguntas. Assistam abaixo o novo trailer e fiquem, assim como eu, ansiosos para assistir o restante da série.

O que será que vai acontecer na segunda metade da temporada? Vocês também estão ansiosos para os próximos episódios?

Até a próxima.