Fala galera! Hoje o Nerd Break comemora seu primeiro ano de vida e pra celebrar vamos falar sobre quadrinhos e tudo que você precisa saber para começar a ler e colecionar as histórias dos seus heróis favoritos. Vem comigo!!

Principais Editoras

amalgama

Podemos dizer que as principais editoras de quadrinhos conhecidas no mundo inteiro são a Marvel Comics e a DC Comics. São elas que criaram os maiores super-heróis e é claro os nossos favoritos, como Homem-Aranha, Batman, Wolverine, Superman, entre outros.

Mas não vivemos apenas de DC e Marvel. Outra importante editora é a Dark Horse, criadora de alguns títulos muito bons, como 300 de Esparta, HellBoy e SinCity. Já a Image Comics tem como maiores revistas de HQ’s as do Spawn e The Walking Dead (sucesso de crítica no seriado de TV).

Já nos mangás, podemos citar a principal delas, a Shueisha, responsável pela publicação de grandes clássicos como Dragon Ball, One Piece, Naruto, Samurai X, Yu-Gi-Oh!, Yu Yu Hakusho, Cavaleiros do Zodíaco, Bleach e Death Note.

Aqui no Brasil, a maioria dos quadrinhos é distribuída pela Panini Comics, o que facilita encontrar aquele quadrinho que você quer começar a ler.

Como começar a ler quadrinhos?

walking

Hoje em dia a maioria já conhece as origens dos personagens e assim fica mais fácil iniciar uma leitura de HQ’s, principalmente se for da Marvel ou DC.

Mas se você nunca leu quadrinhos e quer começar, minha sugestão é buscar as origens dos super-heróis, mesmo que já conheça a história. E se for a primeira origem melhor ainda. Algumas delas, que foram “repaginadas” para os tempos atuais, não ficaram tão boas quanto as originais.

Já os mangás, em sua maioria, possuem uma história continua e se não ler desde o início você pode ficar “perdido”. Sugiro ler sempre todas as edições. Hoje em dia é mais fácil conseguir a coleção completa, diferente das HQ’s convencionais.

O mesmo vale para as HQ’s de The Walking Dead e Star Wars. O ideal é ler a história desde o início para entender todo o contexto, mesmo acompanhando as adaptações da TV e cinema.

Vale dizer que não existe um “jeito ruim” de começar a ler quadrinhos. Então, se algum título lhe chamou atenção, cuidado apenas para verificar se não é a parte três de uma minissérie em cinco partes ou o volume quatro de uma história seriada que faz referências frequentes aos volumes passados.

Como as séries de televisão, os quadrinhos são loucos por continuidade – e às vezes isso pode significar citações a acontecimentos de 50 anos atrás.

Não espere ver o que você viu nos filmes, desenhos e games, porque apesar de tentarem ser fiéis ao máximo aos gibis (ou não), os filmes não passam de adaptações, estando sujeitas a mudanças de uniformes, história e por aí vai, de acordo com a visão do diretor e dos produtores.

Temos de exemplo a teia orgânica do Homem-Aranha, o Deadpool de X-Men Origins: Wolverine, e em alguns casos, mudanças de personalidade, como o Homem de Ferro de Downey Jr e o Batman de Bale, que apesar de serem ótimas interpretações, não são os mesmos dos quadrinhos.

Grandes Sagas

300

Claro que sempre temos nossas histórias e heróis favoritos, mas existem sagas e grandes contos que acabam envolvendo não só nosssos personagens favoritos, mas todos os personagens da editora. Aqui vou citar as minhas favoritas das grandes editoras e que vocês não podem deixar de ler.

Na Marvel, algumas das melhores e mais épicas são Guerra Civil, Guerras Secretas, Invasão Secreta e A Saga da Fênix.

Na DC Comics, temos O Cavaleiro das Trevas, A Morte do Superman, Zero Hora, Crise de Identidade e Crise nas Infinitas Terras.

Das outras editoras, posso citar as magníficas histórias de 300 e Sin City, ambas de Frank Miller. As duas foram adaptadas no cinema e fizeram muito sucesso, principalmente pelas cenas que lembravam muito as páginas dos quadrinhos.

Então não importa se você gosta mais de uma ou de outra editora, de um ou de outro herói, o importante é pegar um gibi, começar a ler e se divertir.

E vocês, costumam ler quadrinhos? Qual é a saga favorita de vocês? Não deixem de comentar!

E continuem acompanhando o Nerd Break! Fizemos 1 ano e queremos completar muito mais falando de tudo que vocês mais gostam, inclusive de quadrinhos!

Até a próxima!