O mundo do entretenimento atualmente foi tomado pela FANTASIA e NOSTALGIA e isso é só o começo. Explico: Antigamente, anos 70, 80 e 90, tivemos o desenvolvimento no cinema de gêneros como o terror/horror, aventura e ação que substituíram um pouco a forma como Hollywood funcionava, com os Westerns, aqueles filmes Drama, hoje considerados clássicos ou musicais/comédia.

As produções começaram então a investir pesado em efeitos especiais.

nerds-001
Sonho nerd – conceito do primeiro filme de Star Wars

Explosões eram obrigatórias em qualquer filme classificado como “Ação”. “Aventuras” começavam a ganhar mais espaço nas salas de cinema. O “Terror” teve sua era de ouro com os filmes mais horripilantes já feitos. Novas categorias de premiação começaram a surgir, o reconhecimento pela parte técnica ganhava cada vez mais força, alimentada sempre pela inovação tecnológica.

Essa inovação era reservada a um grupo de pessoas que sofreram preconceito por não se encaixarem na sociedade daquela época. Eram visionários, porém sem muito crédito. Eram os Nerds.

Onde quero chegar com isso? Oras, quem poderia apostar que em 2001 o livro mais vendido do mundo seria sobre a história de um bruxo que vivia em mundo mágico? Nem preciso comentar sobre o peso das franquias mais aclamadas da história do entretenimento: Star Trek/Wars, certo?

Aquela revolução que começou a mais de 40 anos, havia se consolidado.

O novo milênio começou apostando forte nessa nova tendência: Fantasia/Aventura. Sempre se utilizando dos melhores recursos tecnológicos para que realmente acreditássemos naquelas histórias, naqueles mundos. De repente nosso planeta ficou pequeno demais, estava na hora de explorar outras realidades.

Novos mundos
Novos mundos

Matrix, Senhor dos Anéis, Super Heróis, mundos fantásticos, tudo isso começou a ganhar vida e de uma maneira decente. E esses mundos passaram a despertar o interesse global, não apenas o da “Sociedade Nerd”. Nós conquistamos o mundo com nossa cultura.

Fase atual
Fase atual

O mundo foi tomado pela Aventura e agora, mais do que nunca pela NOSTALGIA. O que soa mais nerd e fantasioso que o seu personagem favorito da infância parecer tão real, que não seria mais necessário apenas imaginá-lo naquele mundo, ele agora estava presente no seu, e não apenas para você, mas para todos!

Com os recursos de hoje, não só conseguimos recriar Gotham, mas também Asgard e a Terra Média, Hogwarts, as galáxias “bem bem distantes”.

Nós mostramos o potencial que essas fantasias tinham, então o mundo inteiro se apaixonou por ela e passou a exigi-la. Esse novo formato de entretenimento, criado nos livros e quadrinhos, invadiu nossas TVs e foi impulsionado pelos Games. A cultura Nerd nunca foi tão vasta e tão aclamada.

Hoje o Nerd Break faz 1 ano de vida e venho aqui não só fazer um balanço de como chegamos aqui, mas também para dizer que nunca fomos tão fortes. Ao contrario do que a mídia vem especulando, acredito que nossos melhores dias não ficaram para trás, estão apenas começando. Como Bob disse lá em 1964: “the times, they are a changin’ “. E de fato mudaram.

Fiquem ligados, pois acabamos de entrar na toca do coelho, o que está por vir será cada vez mais interessante.