“É como jogar WAR Online”

Quem nunca jogou WAR com os amigos e imaginou ser um grande estadista administrando o seu pais contra exércitos inimigos? Já para outros o negócio era dominar o mundo e bancar uma de Dr. Evil. Caso você pertença a um desses perfis o recém lançado game da Paradox Interactive, Hearts of Iron 4, foi feito para você. Tivemos a oportunidade de ter o jogo em mãos e fazer um review de um virtual board game extremamente sofisticado.

Hearts of Iron 4 é o último título da franquia, colocando os jogadores no ambiente da segunda guerra mundial. A estrutura do game consiste em administrar um país entre 1936 até 1945, ano em que termina o conflito, dominando o mundo ou tentando sobreviver aos demais conflitos militares existentes. Um fator interessante é que você pode escolher as grandes potenciais ou praticamente qualquer país do mapa. Exatamente, todos os países, desde a União Soviética, Alemanha, Japão, China, México, Uruguai e até mesmo o Brasil. O nível de detalhes é tão grande que boa parte dos nomes dos Estadistas foram pesquisados e uma foto do mesmo aparece na área de diplomacia.

20160821232330_1
Invadimos a França com o exército italiano. Será que dessa vez fizeram pra valer?

O jogador terá desafios, tais como administrar a construção de exércitos, aeronáutica e marinha,  escolher entre uma economia de guerra ou civil, estabelecer comércio entre as nações, controlar uma logística eficiente e exercer uma diplomacia agressiva ou passiva.  Se selecionarmos o Brasil, por exemplo, é possível manter-se neutro até 1945, mas caso você queira chutar o pé da Argentina, poderá tornar o governo fascista ou comunista e invadir o país (ou quem sabe toda a América Latina). O game é tão realista que se ateve a detalhes históricos, como a guerra civil espanhola, o pacto de não agressão entre a Alemanha e a União Soviética e a guerra de inverno na Finlândia. O game te da possibilidades de seguir a linha histórica ou tentar uma nova condicional: Tornar os EUA comunista, o Brasil fascista e a União Soviética um país democrático.

Diante de tantas opções o game acaba sendo impactado pela complexidade. Caso você tente jogar o tutorial e tentar se virar apenas a partir dele irá sofrer um pouco. Saber administrar um exército, controlar a logística e o comércio internacional é demasiado complicado. Não é um game com uma curva de aprendizagem rápida, mas depois que você aprende a jogar o game se torna magistral no que pretende entregar. Para tanto, a Paradox criou um Wikia extremamente rico, com dicas e estratégias para você seguir, além dos diversos gameplays disponíveis no Youtube.

Caso você seja um fanático por games de estratégia ou queira explorar um novo estilo de game como WAR, recomendamos fortemente Hearts of Iron IV, tendo como único ponto negativo a sua complexidade. Em si, o game consegue entregar exatamente a sua proposta, um dos melhores games de estratégia/virtual board game da segunda guerra no mercado.

Hearts of Iron 4 está disponível apenas para PC na plataforma de distribuição digital Steam.

Nota 04 de 05 - Muito bom!
Nota 04 de 05 – Muito bom!